O Ronaldo das Finanças sumiu

Mário Centeno, o Ronaldo das Finanças, desapareceu do jogo, Marcelo está em isolamento depois de andar a distribuir beijinhos. Se um ficcionista chegar aqui, vindo de uma sociedade desenvolvida numa galáxia longínqua, chega ao paraíso dos escritores – sim, parece ficção tanta incúria política junta. No lugar de Centeno em fuga, milhares de médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e administrativos estão em jogo, a salvar vidas, pondo as suas em risco. O défice zero ia salvar os juros da dívida pública e para isso paga-se, nesta minha terra, líquidos a um médico 1700 euros, a um enfermeiro 1000 euros, a um técnico 750 euros, a um auxiliar e um administrativo 580 euros, quando qualquer casa normal custa hoje 1000 euros por mês, e um supermercado de uma família de 4 outros 1000. Centeno já devia ter vindo a público determinar com caráter de urgência a exclusividade no SNS, até para evitar contágios destes profissionais para os hospitais privados e vice versa, e subir-lhes o salário 30% com medidas extraordinárias. Em vez disso sumiu, desapareceu, está à espera que um ET o leve daqui. Perante o descalabro evidente das suas políticas aguarda uma nave espacial que o leve para longe – é que dívida pública disparou, não serviu de nada o défice zero, a não ser para salvar meia dúzia de banqueiros; pôr o país dependente do turismo, sem apostar na diversidade interna, levou agora milhares de PMEs ao colapso; não se salvaram as contas do Estado, mas massacraram-se os profissionais do SNS pondo a vida deles e nossa em risco. Reitero: quando o Ministro, bajulado qb por tantos media, que sabem tanto de economia como eu de física quântica, o mesmo Ministro que é Presidente do Eurogrupo, abandonou o navio, até aqui só quebrou o silêncio para dizer quanto nos custa o COVID, em vez de dizer quanto vai gastar para combater o COVID. Só fala do impacto económico do COVID, e diz que “vai reunir-se em breve…”. Enquanto este cenário obsceno se desenrola, eles, os profissionais de saúde, entraram navio de peito aberto – e nem máscaras tinham. /&%hP! Nem máscaras! Já há centenas de contaminados entre médicos e enfermeiros, tudo indica. Um Ministro zero para um défice zero. As minhas seguintes palavras sobre isto são impublicáveis – só em Trás os Montes, sozinho no campo, se diz palavrões como os que me vêm agora à cabeça.

8 thoughts on “O Ronaldo das Finanças sumiu

  1. Eu sei que muitos não morrem de amores (não gostam) da historiadora Raque Varela. Por ter a ousadia de dizer a verdade e apontar erros de muitos que se estalaram no poder (politico e económico para dai, eles e os seus familiares a amigos obterem benefícios…

  2. Deveria haver “O Correio da Epidemia” com informações claras, por gente ligada à saúde (e não só)…
    Eu não acredito neste governo e muito menos na UE…

  3. Não é Ministro deficit zero é Primeiro Ministro deficit zero . O timoneiro que é quem dirige a nau feriro-me a Antonio Costa , evidentemente, que anda aí sempre com aquela postura serafica, com aquele seu sorriso plasmado na cara, com a esperança de escapar no meio dos pingos da chuva

  4. Eu sei que muitos não morrem de amores (não gostam) da historiadora Raque Varela. Por ter a ousadia de dizer a verdade e apontar erros de muitos que se estalaram no poder (politico e económico) para dai, eles e os seus familiares a amigos obterem benefícios…

  5. Depois da impunidade dos incendios, depois da impunidade do INEM, depois da impunidade da “family gate”, depois de todas as outras impunidades destes “Boys”, que vao seguindo cantando e rindo a custa do povo, e povo esse que aparentemente gosta e vai votando nisto, qual sindrome de Oslo, chegou agora a grande desculpa de que Antonio Costa tem estado a espera. Tal como Socrates, para quem o descalabro “foi o resultado da crise vinda do estrangeiro”, vou certamente acabar por ouvir o nosso PM desculpar a politica quase suicida, que tem sido seguida pelo des-governo que capitanea, com o Coronavirus e, assim, mais uma vez, conseguir passar impunemente por entre os pingos da chuva agarrando-se ao poder que nem uma Lapa, para, depois, qual Guterres, quando chegar a factura para pagar, agarrar numa qualquer desculpa esfarrapada, e demitir-se. Ja teve dois ou tres ameacos, mas ao que parece, a desculpa ainda nao era esfarrapada o suficiente.

  6. Centeno é um carrapato como os outros do governo. Proteção da corrupção e carregar o povo com aumento dos impostos. 😤🤢😬🤬

  7. Eu sei que muitos não morrem de amores (não gostam) da historiadora Raquel Varela. Por ter a ousadia de dizer a verdade e apontar erros de muitos que se estalaram no poder (politico e económico) para dai, eles e os seus familiares a amigos obterem benefícios…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s