A vida civilizada no Iraque foi destruída

Segundo o Financial Times a guerra do Iraque rendeu 138 mil milhões de euros (para se ter uma comparação o PIB português são cerca de 170 mil milhões) a empresas norte-americanas que, cito o jornal, «cuidaram desde a segurança privada ao fornecimento de papel higiénico»

 

 

Advertisements

4 thoughts on “A vida civilizada no Iraque foi destruída

  1. Gostaria de não ter que esperar pela História para julgar a invasão do Iraque.
    O facto relatado mostra a baixeza de certos políticos e de certa política.

  2. Raquel estive a ver o seu video do TEDX. Gostei de o ver. Só há coisas que não concordo. Quando diz que temos bons professores. É verdade. Mas na minha opinião o problema da educação é não haverem bons professores suficientes.

    É verdade que o principal problema da educação são sempre as deslocações dos professores (todos os anos), os atrazos das colocações por parte do estado e os salários baixos. Concordo!

    Também é verdade que não é possível um professor do ensino publico estar motivado quando todos os anos é deslocado. Não é possível se envolver e desenvolver um trabalho. Só repete o que está no programa.

    Penso que é isso que o governo (os governos) querem. E a prova disso vê-se no brasil com politicos que defendem que o professor deve-se ficar por o que vem no programa não desenvolvendo um pensamento critico nos alunos.

    Mas, bem, o meu principal objetivo é dizer claramente que não temos bons professores. No meu tempo de escola contam-se pelos dedos e dos testemunhos que venho ao longo do tempo a reunir inclusive pessoas da minha idade e de outras gerações, o que dizem quando lhes pergunto porque desistiram de estudar, a maioria culpa os professores. Alguns dizem mesmo que se sentiram perseguidos. Como? Os professores emitem juizos de valor inclusive até os bons professores (devido a ignorancia técnica) falam em “hiperatividade” que justifica o aluno ser burro. Pesquise seriamente sobre o assunto e verá que eles estão equivocados.

    É transversal este pensamento. Os professores destroem o ensino! São arrogantes e têm a mania que têm o monopolio do conhecimento. Criticar publicamente os professores só fará que se retraiam mais, não produz melhor qualidade de ensino. Não peço que o faça. O que penso que tem de ser repetido é o discurso que tem que passa por valorizar o ensino. Não é possível que todos os anos exista uma mudança de professores. Em vez de exames e provas para professores porque não investir numa formação continua financiada pelo estado que reuna saberes a nivel nacional e internacional, um pouco como acontece na classe médica? O que falta nos professores é pedagogia, é ai que eles eram imenso.

    Já fui muito gozado em sala de aula por professores e estranhamente isso também acontece em universidades. E nunca desisti. O pensamento comum é criticar e desistir. Eu penso que se queremos de fato uma mudança temos de trabalhar cientificamente e defender as nossas ideologias. Nada muda só porque criticamos é um trabalho contínuo e fundamento, e isso a raquel faz muito bem. Parabéns pela sua participação no TEDX.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s