Factos

Podemos ser a favor ou contra greves, o que não podemos é mentir e omitir. Vou ser telegráfica, factos, apenas.
A Antram saiu das negociações por causa de um aumento de 40% – diz o jurista porta-voz das empresas. Esses 40% são um aumento do subsídio de risco de 125 euros para 175 euros, ou seja, 50 euros para 800 homens que lidam com gasolina, ácidos e material radioactivo. Sim, estamos a falar de 50 euros por mês para 800 pessoas. É este o aumento de 40% de que fala a Antram.
A Fectrans não é o maior sindicato do sector. A Fectrans aliás não tem motoristas de matérias perigosas sindicalizados, e quase não tem motoristas de carga geral, tem motoristas de passageiros.
Os camionistas não querem aumento total de ordenado. Repito, não querem receber mais no fim. Querem que os recibos actuais passem a ter uma base de 900 euros de salário em vez de 700 euros mais subsídios que não contam para a reforma (e no acordo assinado pela Fectrans nada grande que descontem, nada). Um, camionista quando adoece com o salário actual recebe 380 euros por mês, e o mesmo se passa quando põe licença de paternidade. Os camionistas estão em luta para que as empresas deixem de usar expedientes e comecem a pagar impostos e segurança social. No fim, se as suas reivindicações forem atendidas, o que recebem líquido é o mesmo – o mesmo, reitero.
Recibo de 1800 euros de camionista que anda por aí a circular. É de um camionista que faz o internacional, e pode estar até 2 semanas fora de casa, esse valor inclui quase 900 euros de ajudas de custo para comer e dormir no estrangeiro.
Serviços mínimos em aviação: voos médicos, ou voos para ilhas, como o Pico, onde só há um voo por dia. Tudo o resto está fora da lei.

3 thoughts on “Factos

  1. Muito obrigado, Dra. Varela, por estes esclarecimentos.

    (Neste seu curto texto, elucidou *muito mais* do que horas e horas de cobertura televisiva, por parte de uma imprensa que – omitindo o mais importante – serve sempre os interesses dos seus amos capitalistas, ou governos fantoches de capitalistas.)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s