Os valores na Bolsa da Guerra

Um dia não mais permitiremos esta obscenidade, sordidez, cinismo. Um dia faremos da terra um lugar maravilhoso e estas notícias – valorização máxima da indústria de guerra na bolsa de valores – farão parte do caixote de lixo da história. Não há valores na bolsa, valores são as nossas relações, sentimentos, ética.

“As principais empresas norte-americanas e europeias de defesa conhecem valorizações de dois dígitos desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em contraciclo com as perdas dos mercados bolsistas internacionais. (…)

A líder mundial Lockeed Martin – que fabrica o avião de caça F-35, blindados ligeiros, mísseis, entre outros, – tem visto os seus os títulos valorizar à medida que os governos ocidentais anunciam o reforço na defesa. Desde o início do conflito, esta empresa valorizou 18% e o seu valor de mercado ronda os 125 mil milhões de dólares.

Já a número dois mundial, a Raytheon Technologies, empresa aeroespacial e de defesa, com uma capitalização bolsista de 150 mil milhões de dólares, viu os seus títulos subirem 8% desde o início do conflito. A Northrop Grumman, fabricante de aviões de caça e bombardeiros furtivos, sistemas de radar aéreos e terrestres, entre outros, com um valor de mercado de 73 mil milhões de dólares, valorizou 22%. Um dos drones que estão a ser utilizados para monitorizar o conflito da Ucrânia é o RQ-4 Global Hawk, fabricado pela que é a quarta empresa mundial do setor. Segue-se a número 5, a General Dynamics, com uma subida em bolsa de 12%.

(…)

Na Europa, o destaque vai para a francesa Thales, que valorizou 25% desde o início da guerra. A empresa, com um valor de mercado de 24, 6 mil milhões de dólares, e que retira metade do seu resultado do setor de defesa, fornece a eletrónica de defesa do avião de caça Rafale e fabrica a espingarda de assalto F90, em uso por vários exércitos ocidentais.

Já a britânica BAE Systems – a única empresa europeia nas dez maiores do mundo – progrediu 14%. A BAE Systems, que integra o consórcio europeu MBDA – em conjunto com empresas alemãs, francesa e italiana – fabrica também o míssil Mistral.

A italiana Leonardo, que também participa no MBDA mas com um valor de mercado que não chega aos 5 mil milhões de euros, subiu 13%. Já a Dassault, fabricante de aviões civis e militares, entre os quais o caça Rafale, cujo valor de mercado é de 56 mil milhões de euros, valorizou 5%.

Paulo Rosa nota que com o envio da NATO de mais tropas para os países membros do Leste europeu, perto da fronteira com a Ucrânia, as tensões geopolíticas em curso devem aumentar os stocks de defesa no longo prazo, já que os gastos globais com defesa devem aumentar se a guerra entre a Rússia e a Ucrânia se intensificar.

Além da Alemanha, que disse que o seu orçamento de defesa, agora, iria representar mais de 2% do seu PIB, vários aliados ocidentais planeiam aumentos no orçamento de defesa. O Japão também antecipa uma subida do seu orçamento de defesa em 2022 para mais de 1% do PIB pela primeira vez desde a década de 1960.

“O atual conflito provavelmente incentivará mais gastos na defesa, isso elevará as avaliações das principais empresas aeroespaciais, de defesa e de armamento. Num ambiente de orçamento de defesa crescente, os múltiplos das ações de defesa tendem a aumentar”, sintetiza o economista sénior do Banco Carregosa.

As vendas de armas e de serviços de carácter militar das 100 maiores empresas do setor cresceram 1,3% em termos reais em 2020 face ao ano anterior para atingir 531 mil milhões de dólares, revelam os dados mais recentes do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI). Isto no primeiro ano de pandemia, em que a economia mundial contraiu 3,1%.”

https://expresso.pt/economia/industria-da-defesa-com-valorizacoes-de-dois-digitos-desde-o-inicio-da-invasao-da-ucrania/?fbclid=IwAR1Cl6Aj1a6YxmX_fGzdaR7uheHxmeoHSwEplcozWd4508FRyJg3qMyKcBA

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s