Esclarecimento

O Público. Hoje coloca novamente a minha foto e nome em chamada online e escreve “Dois elementos do Conselho Científico da FCSH foram chamados a confirmar problemas detectados pelo Instituto de História Contemporânea e que valeram perda de apoio em concurso da FCT.”O conselho científico foi informado, da minha parte também, de todo o processo, e aí entreguei toda a documentação, bem como provas, respeitando as instâncias académicas. A notícia está de tal forma escrita que dá a entender que este vai “confirmar” o que diz o IHC. Aguardo que o jornal a corrija. Um conselho científico reune-se para avaliar um processo, é esse o verbo, não para o “confirmar”. Fico aliás muito satisfeita que siga caminho aí. É a primeira instância onde tudo devia ter sido informado, e não num comunicado para jornais de uma unidade que eu mesma tinha deixado e a qual me sonegou informações, e fez declarações públicas, reitero o que já escrevei em sede de direito de resposta, falsas. A nota hoje enviada pela Reitoria à comunicação social é clara – a Universidade tem instâncias onde resolve as suas questões internas. Porque insiste o jornalista Samuel Silva em usar este tipo de escrita jornalística, que só reforçam o carácter difamatório e que atenta contra o meu bom nome?

Nota hoje da Reitoria:

Relativamente à informação recentemente tornada pública sobre a investigadora Raquel Varela, a Universidade NOVA de Lisboa esclarece que:- A Universidade e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas têm órgãos competentes e adequados para dirimir qualquer situação desta natureza;- Considera-se lamentável que professores da Universidade NOVA de Lisboa utilizem o espaço público para fazer acusações que, até ao momento, não foram provadas, ao invés de recorrerem a esses órgãos, infligindo, desta forma, danos reputacionais gratuitos à Universidade e pondo em causa o seu dever de lealdade para com a instituição.

4 thoughts on “Esclarecimento

  1. Boa tarde,

    É uma pena que o Público não esmiúce tanto a situação da corrupção em Portugal como o seu currículo. Atenciosamente, Sara Oliveira

    A sábado, 2/10/2021, 17:14, Raquel Varela escreveu:

    > Raquel Varela posted: ” O Público. Hoje coloca novamente a minha foto e > nome em chamada online e escreve “Dois elementos do Conselho Científico da > FCSH foram chamados a confirmar problemas detectados pelo Instituto de > História Contemporânea e que valeram perda de apoio em concu” >

  2. Quando se tem posições contra o sistema, que se diz democrático, da nisto! O “Público”, que para muitos de nós, era o jornal de referência… Passou a ser igual ao “Correio da Manhã”… E fico por aqui…
    Força Prof. Dr. Raquel Varela!

  3. A psicologia pensada para as massas da sociedade de consumo verifica-se em todas as áreas da vida. Quanto mais apelativa for a embalagem e apetecível for o produto, mais consumidores irá atrair. Infelizmente, hoje em dia, constata-se que cada vez mais a imprensa e os media, em geral, são como certos políticos meramente populistas e sugadores da atenção das massas: só são lidos e ouvidos se derem nas vistas com fantasias, invenções, histórias lana-caprina e escândalos dos gordos e suculentos. Só dessa forma a mediocridade consegue vestir-se de brilho e glória para atrair os mais incautos, com menos massa crítica e os menos informados. Esta é a fórmula garantida para o sucesso das vendas de vários jornais e revistas e da caça às audiências de alguns media. O que se passa com os alimentos e outros produtos é semelhante: não interessa a qualidade do conhecimento e da informação, nem tão pouco do mérito de quem o produz, mas o quanto consegues comprar, consumir e engolir sem pensar no que estás a comer.
    Apesar de tudo, há muitas pessoas como a Drª Raquel Varela que lutam contra este estado de aridez de ideias e de passividade amorfa em que se encontra grande parte da nação. É por todas essas pessoas que sinto que vale a pena apoiar e aplaudir tudo o que fazem, não só porque o fazem bem, mas também porque sem eles não haveria liberdade de pensamento nem direito ao contraditório.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s