Ciência é Isto

Trata-se de um dos melhores textos da pandemia. Longo – é uma aula. A demonstração de que temos em Portugal sábios, cientistas, gente de uma seriedade cativante. Professor Eduardo Rêgo a explicar o que é ciência e porque os cientistas que foram escolhidos pelo governo falharam de forma cabal nas conclusões e na metodologia. Acrescento que o texto de Eduardo Rêgo não é só uma brilhante lição de ciência mas também de filosofia e ética. Demonstrando que meios e fins são inseparáveis.

4 thoughts on “Ciência é Isto

  1. Grato pela partilha… extenso e algo técnico, mas elucidativo sob vários aspectos.
    Guardá-lo-ei para futura referência e nova leitura sempre que a memória me traia.
    Apreciei sobretudo a exposição do que é, significa a ciência na plenitude da dúvida intemporal e incessante busca cooperativa pela sua resolução (a prazo). Também, por contraposição, à apregoada dita “ciência” determinada pelos “opinion-makers” da moda (zeitgeist).
    Mentes um pouco menos ignorantes ou melhor treinadas terão sempre maior sucesso na detecção deste tipo de pseudo-ciências, podendo então identificá-las pelo de que verdadeiramente são, mesmo que mascaradas sob operações de Marketing&Imagem…
    Cientologia, uma nova estirpe produzida em laboratório, politizada e com forte apoio corporativo, ferramenta eleita para a criação de uma nova “religião” popular.
    Eu, que sou herege, terei que me cuidar se não quero acabar numa “fogueira de vaidades”.

  2. Muitos de nós fomos ameaçados, por termos a coragem de dizer o que se estava a passar – tenho familiares e amigos meus que me deixaram de falar… Espero que o façam muito em breve….

  3. ainda hoje mais dois atores vitimas de cancer agora ninguem tem medo de moorer de cance ah é verdade o cancer nao e contagioso mas a tubercolose é e é mil vezes pior que esse falso virus e nunca passou pela cabeça de ningguem fechar tudo em casa por causa da tuberculose e eu que nao acredito em deus continuo a culpar deus por dar autoridade a falsos mentirosos demagogos seres imperfeitos e nesses tempos ditatoriais valeu ter lido marco aulerio imperador de roma meditaçoes emquanto imperador sou importante em roma euanquanto cidadao sou igual a qualquer um

  4. cientistas ptolomeu tambem era cientista e andou anos enganado ate copernico o desmentir os cientistas tambem criaram a bomba atomica pronto isso tudo pa dizer que a europa sempre foi dogmatica e facista começou pelo poder da religiao e as guerras religiosas com milhoes de mortes depois foi o horror das ditaduras mesmo depois do iluminismo e do renacismento com napoleao em frança e otto van bismarck na alemanha a europa so se tornou uma ligeira democracia depois do plano marshaall em 1948 com a ajuda da unica verdadeira democracia que da poder aos cidadaos como os eua e mesmo essa estao a tentar dar cabo da democracia como retirar as emedas do bill of rights mesmo na inglaterra com a magna carta sim talvez a inglaterra foi sempre um exemplo a parte nao essa inglaterra de agora mas a iglaterra da magna carta e a inglaterra de henrique oitavo que rompeu com a igreja catolica pa se poder divorciar apesar de ser um assassino mesmo lutero foi um traidor que traiu os camponenses que julgavam que ele estava a lutar contra as autoridades feudais da alemnha esse poder que a europa estar a exercer sobre as liberdades individuais dos cidadaos sao com certeza saudades do infame e vergonhoso colonianismo racista do inteiro continente africano praticado pela maioria dos paises europeus incluido esse pais falso e demagogo e cinico portugal que se gaba de ser de brandos costumes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s