2 thoughts on ““O que a ciência pode fazer face às desigualdades sociais e à pobreza?”

  1. Boa tarde. Esta palestra leva-me a fazer um comentário de forma e não de conteúdo. Tenho lido diversas obras científicas da Raquel, com as quais aprendi muito; também tenho assistido a algumas das suas intervenções no espaço público, as quais considero sérias, bem fundamentadas e que me obrigam, frequentemente, a refletir. Tenho, portanto, grande respeito intelectual pela Raquel, embora nem sempre concorde com as suas posições.
    Voltando à palestra — cujo conteúdo, até ao momento, só ouvi parcialmente e, por isso, não tenho opinião formada —, o que gostaria de dizer é que lamento que não tenha sido em português. Desconheço as razões pelas quais ocorreu em língua inglesa — adivinho algumas, mas haverá outras, pertinentes, estou certo —, contudo considero que uma comunicação proferida por uma académica portuguesa, numa universidade portuguesa, em Portugal, deveria ser em português. Se houve obrigatoriedade de ser falada em inglês, não teria sido possível realizar-se tradução simultânea, por exemplo? Talvez fosse difícil, reconheço, mas acho que teria valido a pena o esforço.
    João Matias

  2. Pode desenvolver tecnologia que aumente *imenso* a qualidade de vida das pessoas – como a *Energia de Fusão* que, assim que implementada, irá resolver os problemas energéticos e de falta de recursos naturais, com o grande potencial de eliminar a pobreza da face da Terra.

    h*tps://oilprice.com/Energy/Energy-General/The-Holy-Grail-Of-Energy-Is-Finally-Within-Reach.html

    Mas, como quanto mais qualidade de vida houver, maior acesso à Cultura há e mais incontrolável se torna a sociedade, toca a suprimir e a sabotar o desenvolvimento de tais tecnologias.

    h*tps://www.youtube.com/watch?v=Wbtj29ERG-Y

    E, para isso, toca também a inventar mentiras – como a do “aquecimento global antropogénico”, que pode ser desmontada em apenas 3m20s.

    h*tps://www.youtube.com/embed/MP3Rp6iQq6A?start=5219&end=5419

    (Extra: h*tps://blackfernando.blogs.sapo.pt/a-principal-razao-i-e-a-razao-de-fundo-175885)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s