A minha intervenção no Prós e Contras sobre burnout no trabalho em Portugal.
Tudo o que aqui referi resulta do trabalho conjunto que faço com mais de uma dezena de investigadores no Observatório para as Condições de Trabalho e Vida, e é parte dos nossos trabalhos com ordens profissionais e vários sindicatos, que foram indispensáveis para recolhermos os dados e fazermos a pesquisa.
Raquel Varela sobre burnout no Prós e Contras
youtu.be/S5Pv8grQWdI
A intervenção da Raquel foi excelente, pois com base em dados concretos veio agitar a problemática da expansão das doenças do trabalho e da impossibilidade da continuação deste modelo do super-trabalho, da precariedade, subemprego e desemprego. Penso que teria sido da maior importância passar ao nível seguinte, ou seja, denunciar que nada disso é casual. Tal resulta necessariamente do exacerbar das tendências predatórias do capitalismo selvagem que, confrontado com o choque sucessivo contra os limites sociais, ambientais e estruturais da acumulação permanente, precisa aprofundar todos os processos de extracção de rendimentos, exploração e predação, individualização e concorrência de todos contra todos, rumo à superconcentração empresarial e ao governo global em curso.
Não ficava bem comigo se não disse-se que estou de acordo com a sua intervenção, e, sobre o estudo nesta matéria…
Excelente intervenção…fiquei sua fã Raquel Varela. Capitalismo é um sistema falhado. Espero que um dia a humanidade compreenda isso…e antes que seja tarde de mais!