Uma questão por responder

Agora é unânime, e quem teve responsabilidades directas nesta catástrofe económica junta-se ao coro dos críticos, lavando a mão como Pilatos. Lembro-me porém de, em 2016, o ter analisado assim no espaço público, como voz então quase a solo. Aqui fica para recordação: “Penso que o que vai acontecer com a TAP é o que aconteceu com a PT, falência a prazo (por causa dos empréstimos garantidos pelo Estado para a compra de aviões para rotas inviáveis, mas que geram juros aos accionistas); restruturação (eufemismo para despedimentos dos que ganham mais, com pré reformas pagas pela segurança social, e contração de salários mais baixos e mais precários); e, quando tudo isto acontecer, vai haver uma daquelas declarações dos governantes a dizer “que a TAP é uma empresa estratégica, trata-se do interesse nacional, tem que ser nacionalizada”, e assumimos todos nós os prejuízos da empresa, que entretanto distribuiu lucros avultados pelos accionistas”. Fim de citação – 13 de Outubro de 2016, Último Apaga a Luz, RTP3.

Não me interessa muito provar ter razão, estilo mãe chata que avisa os filhos “eu sabia”. De facto não era preciso ser um génio para saber o que se ia passar. O PSD fez a privatização, a UE estimulou, e o PS terminou o processo mantendo uma solução estranha (é accionista mas não manda nas contras). O resultado foi uma negociata em que a dívida era sempre garantida pelo Estado mas os lucros dos accionistas. Quem tem um compromisso com a verdade sabia o que era o “negócio” da TAP. O que interessa perceber aqui é como é que quem Governa repete ad nauseum os mesmos erros e finge-se surpreendido, sem que surjam alternativas políticas credíveis. Essa é a questão que não respondi e ainda não consigo responder.

2 thoughts on “Uma questão por responder

  1. Como sabemos vivemos numa sociedade podre e corrupta, que a maioria dos parlamentares são os seus representantes (aliás tem sido ao longo dos anos). Mas como sabemos, muito poucos tem tido a coragem de o dizer, alguns já faleceram, outros estão velhos e cansados de ser descriminadas ao longo dos anos pela ” comunicação social”, que mais não faz do que fazer propaganda, a esta burguesia e pequena-burguesia com tique reacionários.. Todo o que se esta a passar na TAP (e não só) foi dito, e escrito por muitos democratas e patriotas deste País, mas ninguém os ouviu! E fico por aqui

  2. É absolutamente abusiva a forma como os governantes deste país assumem o património que é de todos, esta noção direito não é própria de uma democracia, e a opacidade de toda esta gente é uma verdadeira irresponsabilidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s