Costa e Silva

O Governo chamou António Costa e Silva para, diz o Expresso, “salvar a economia portuguesa”. Costa e Silva era até ontem CEO da Partex, a parte lucrativa da Gulbenkian, são os poços de petróleo, que, enquanto Costa e Silva era CEO, foi entregue, a um grupo tailandês. Os trabalhadores da Partex, altamente especializados, foram assegurados apenas 1 ano e meio. Depois ou são despedidos ou imigram. Em suma: a Gulbenkian perdeu a sua única parte lucrativa ( os poços de petróleo ) e a prazo vai desaparecer ou perder qualidade; um grupo tailandês ficou com os poços de petróleo; os trabalhadores – gente qualificada essencial ao desenvolvimento do país- não foram protegidos. É com este currículo como gestor que Costa e Silva foi chamado pelo Governo para “salvar a economia nacional”. Mantém-se, em suma, uma burguesia portuguesa atípica, e no seu Estado uma total ausência de estratégia e rumo. Portugal continua com as classes dirigentes tendo como projecto ser parte de um Estado pouco industrializado, pagador de juros na divisão internacional de Estados. Marx falava em Estados que emprestam e Estados que produzem. Há ainda o nosso Estado, e creio hoje que isto não é só uma piada jocosa que faço mas uma reflexão algo séria do caminho: é o Estado que vende o pouco que produzia para pagar empréstimos a outros Estados. É esse o lugar em que Costa e Silva colocou uma das últimas jóias da coroa portuguesa- a Gulbenkian. Não será diferente na estratégia pós Covid, apesar da áurea Sebastianista com que foi apresentado Costa e Silva. Não se pode fazer sempre o mesmo com as mesmas pessoas e esperar um resultado distinto. Com este sector dirigente não há futuro para o país, apenas contas de merceeiro sobre “investimento” alemão que em troca vai querer realidade de valor – ou seja cortes onde se produz ou existe valor real – salários, pensões, serviços públicos e as poucas PMEs que têm algum grau de independência face a grandes empresas ou Banca.

Advertisement

5 thoughts on “Costa e Silva

  1. Claro que a Raquel tem toda a razão em ir buscar o curriculum do homem para daí tirar as óbvias ilações. Mas gostaria de ir mais longe e considerar que os dois Costinhas não são apenas causas mas tb consequências da conjuntura global. A sucessão das crises devastadoras, como são, veio aprofundar uma realidade já conhecida mas ainda negada por muitos. O capitalismo neoliberal está a bater de frente com as suas próprias limitações. Mesmo os seus mais lídimos defensores não conseguem apresentar soluções sérias e o único caminho para eles é mais do mesmo. Perante o crescendo da justa indignação popular, a única resposta do sistema é a intensificação da mais brutal repressão policial, como se vê nos EUA, Hong-Kong, etc.
    Aqui pelo rectângulo, reina a política de total e absoluta submissão aos ditames alheios, a ditadura do pensamento único, como se isso pudesse solucionar seja o que for. As elites lusas, ontem como hoje, afadigam-se a aplicar os dictats, as normas e regulamentos made in UE, os mesmos que os maiores nem se dão ao trabalho de materializar nos seus países, porque, como dizia Juncker: “mais la France c’est la France, alors”…

    • É preciso não esquecer o papel da Parvalorem , no concubinato da compra dos terrenos dos Hospitais Civis de Lisboa, incluindo o Hospital Curry Cabral,que é um dos mais bem equipados em Lisboa, com 9 novos Blocos Operatorios que são do melhor que temos em Lisboa , com a altamente prestigiada mundialmente Unidade de Transplantes e de Cirurgia Hepato Bilio Pancreatica , que devia ser preservada e alargada para os terrenos da Universidade e do estabelecimento Militar, em vez de serem alocados à especulação imobiliaria

  2. Este governo de direita de Costa e Centeno, tutelado por Marcelo,, não podia deixar de chamar a si, alguém com um CV da mesma classe . Para dar continuidade, e defender os interesses do capitalismo e do imperialismo europeu (e não só)….

  3. É muito fácil criticar alguém escondida atrás de um ecrã. Desafio a Raquel a falar isto que acabou de escrever em público.
    Um conselho: nunca se meta que alguém muito mais inteligente que a senhora, vai se dar muito mal….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s