Leiam este artigo por vós, pelos vossos filhos, alunos. Tirem 10 minutos. Ler em papel dá capacidades cognitivas e emocionais que a leitura digital não permite. Nós não somos humanos, tornamo-nos humanos. Somos animais naturalmente. É a educação que nos torna humanos. E só ficamos humanos se utilizamos com regularidade as capacidades cognitivas e psíquicas superiores que nos fazem humanos. Ler é uma capacidade construída, os circuitos neuronais da leitura (em papel) estão-se a perder e com eles o conseguir conhecer. Perder essa capacidade é uma animalização. Desliguem os telefones de graúdos e miúdos. O que podíamos ter feito em massa estes dois meses? Ler, desenvolver-nos. Escrever, pintar, tocar, pensar. O que fizeram a maioria das pessoas que não sabe ler, escrever, pintar, tocar? Ficou passivo em frente a um ecrã. O que recomendou e impôs o Ministério da Educação? Mais 5 horas por dia de ecrã aos alunos.
Uma analise muito profunda de alguem , que não se fica pela espuma dos dias Infelizmente o que predomina hoje em dia é de uma superficialidade atroz. Falta cultura e conhecimento cientifico aos nossos governantes
A aposta deste e outros governos é sempre a domesticação, a subserviência e o esmagamento do factor humano. A arquitectura da opressão está em marcha a todo o vapor, com os direitos, liberdades e garantias totalmente “confinados”. Num ápice, todas as lutas e movimentos anti-establishment foram varridos do mapa-mundi. Mas nós ainda cá estamos, como dizia Papillon ao abandonar Devil’s island: “I’m still here”.
Uma vez mais, digo esta a fazer um excelente trabalho…
Esses dias eu estava me perguntando qual seria a melhor opção, ler um livro fisico ou um virtual( e-book). Eu prefiro os livros impressos porque consigo criar um conexão maior com a leitura e pensar de forma mais crítica oq por algum motivo não costuma acontecer com os e-books.