3 thoughts on “Aula sobre o 25 de abril

  1. Considero a aula um gesto altruísta de partilha, obrigado.
    Uma aula historicamente assertiva. O entusiasmo da Raquel é contagiante.
    Não tinha a noção vincada sobre a revolução anti-colonial. Fiquei com curiosidade.

  2. O 25 de Abril, golpe militar, foi uma coisa – e, o que o Povo aproveitou para fazer durante o curto e “semianárquico” PREC que lhe seguiu, foi outra…

    Pois, uma coisa é o que as crianças aproveitam para fazer durante alguns minutos em que o professor se ausenta. E, outra coisa é a ordem reposta quando o professor volta – e a consequente continuação dos trabalhos que ocorre, durante o longo período que se segue a tal regresso.

    O facto da canção que serviu de senha para iniciar o golpe do Dia da “Liberdade” falar de “Igualdade” e “Fraternidade” é claramente uma assinatura maçónica – pois, para além de lema universal da Maçonaria, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” é admitidamente também um lema da Maçonaria portuguesa (ler “Introdução à Maçonaria”, de António Arnaut) – que era um dos apenas dois grandes grupos políticos que lutavam contra a Ditadura (sendo o outro o PCP).

    Logo, é obviamente um golpe maçónico que as pessoas todos os anos, sem o saberem, estão a festejar. Aliás, quem é que notoriamente tomou as rédeas do poder – e domina agora 90% do Parlamento – em plena Democracia? Ou seja, quem é que realmente beneficiou deste golpe? E, não é o presidente da “Associação 25 de Abril” também um maçom?

    (E, com isto, lá se vai o ultra-romantismo associado a este golpe, não realmente feito pelo Povo…)

    Também, a tão badalada “Liberdade de Expressão” já começou a ser erodida.

    Pois, já é crime negar o Holocausto (por haver quem, bem informado/a, saiba que os números têm sido exagerados) e irá sê-lo fazer críticas políticas duras, que possam ser interpretadas como estando a “incitar ao ódio” (quando odiar é tão um direito quanto é amar) e também já é crime criticar certos grupos de pessoas pela sua cultura diferente e negativa, por tal ser considerado “racismo” (pois, o presente superestado europeu, de origem parcialmente fascista – h*tps://blackfernando.blogs.sapo.pt/a-uniao-europeia-e-em-boa-parte-a-131523 – não quer cá nacionalismos de volta).

    E, já agora,

    No presente “Estado de Emergência” é a polícia que mantém as pessoas encarceradas em casa (por causa de algo que, na verdade – e, se se informarem sobre o assunto, irão constatá-lo – possui uma taxa de mortalidade semelhante à de uma gripe – e está antes claramente a ser usado para impor medidas políticas de controlo social).

    Mas, quando as coisas piorarem, devido ao desemprego galopante, e for antes declarado um “Estado de Sítio”, (1) irá voltar a Censura e (2) irá ser a mesma instituição militar que fez o 25 de Abril a “manter a ordem” nas ruas – e a possivelmente disparar sobre quem se atreva a sair da sua prisão domiciliária. (Leiam as leis que descrevem a implementação de um Estado de Sítio.)

    Feliz “Dia da Liberdade” dentro da jaula.

    A Maçonaria e seus amigos, que implementaram o presente regime fascista (de modo encoberto – h*tps://fotos.web.sapo.io/i/o41140ea4/17596647_i1zW0.jpeg – e orientação antes internacionalista) estão-se a rir de vós.

  3. Acho a Raquel Varela , muito poetica,muito interssante, com a preocupação de desconstruir o 25 de Abril Deu pouco relevo ao problema da falta de quadros no Exercito, durante a guerra Colonial , que levou a todo um conflito entre Milicianos e Quadros do Exercito .
    Dá pouco relevo, ou nenhum , ao papel do Partido Comunista no despoletamento das manifestações que tanto celebra
    Esta Aula tem muito interesse, e oxalá haja todo um debate politico, que desmascarem toda a actual situação Politica que estamos a viver, que não é por causa do Covid 19

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s