Marchar, marchar

Pela sua gravidade elenco os factos que são públicos, cabe-nos interpretá-los. Factos: O Governo anunciou um aumento da reserva estratégica de efectivos nas Forças Armadas para os jovens entre os 18 e os 35 anos. Esta notícia tem 1 dia, é do DN. Marcelo “defende uma maior intervenção das Forças Armadas” e reune-se com estas nesse sentido (notícia tem 3 dias, é do DN). Hoje à tarde o Ministro Gomes Cravinho considera que tal aumento é para voluntários, salienta que diminui muito o efectivo devido ao desemprego ter caído estes anos, e que tal aumento de militares jovens está no Programa do PS, e ainda que é legal porque se baseia numa Lei com 25 anos (Público, hoje).

Agora vamos às interpretações possíveis: o Governo anuncia isto em pleno Estado de Emergência, no meio de uma pandemia, e de um aumento do conflito entre a China e os EUA; evoca uma Lei com 25 anos!, pelo que a nós comuns mortais basta obedecer; diz que está no seu programa eleitoral, ainda que jamais isto tenha sido tornado público pelo PS; e ainda que é para pobres, voluntários à força para saírem do desemprego – isto é dito pelo Ministro na semana em que o FMI prevê um aumento para 15% do desemprego, real chegará aos 25%. Estamos portanto numa situação em que os esclarecimentos do Ministro pioram consideravelmente o quadro político inaceitável da apresentação deste diploma: anuncia-se um Estado Forte, mais militarizado, e quem carrega o canhão, ou morre nele, são os pobres e desempregados. Nós não somos convocados a dar opinião porque há uma lei “com 25 anos”, curiosamente a lei é mais velha do que a maioria dos jovens “voluntários” que irá engrossar as fileiras deste novo serviço militar obrigatório encapotado, portanto eles nunca conheceram ou votaram nessa lei. O próprio Ministro reconhece que é uma boa alternativa ao desemprego. Pior não é possível.

3 thoughts on “Marchar, marchar

  1. Cumprimentos.
    Eu tenho 30 anos e neste momento eu estou desempregado, na sua opinião acha que será obrigatório ir participar nas forças armadas?
    Obrigado.

  2. Só o facto de existir uma Lei de 25 anos, não se pode discutir,muito menos contestar!
    A Raquel Varela acaba de cometer um crime de Lesa-Majestade Acautele-se!

  3. O governo de direita do PS de Costa, e tutelado por Marcelo , no seu melhor… Como diria um amigo meu “Rua com os Migueis de Vasconcelos”!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s