“Laboratórios privados lucram 2,6 milhões por dia com testes ao coronavírus”

Ficámos hoje a saber que os laboratórios privados estão, cito a notícia, a “lucrar 2,6 milhões de euros por dia”. Este sector não foi requisitado para o SNS, apesar de não haver capacidade para testar médicos e enfermeiros, já mais de 160 dos infectados. Desde que esta crise começou foi usada a figura legal da “requisição civil” uma vez – contra os estivadores que estavam há 18 meses com salários em atraso e desde janeiro sem salário, fizeram greve porque estava sem salário – zero euros – e foram requisitados. A sua empresa, uma multinacional turca, Ylport, declarou falência, deixou-os sem salário e abriu, no mesmo porto, outra, onde se propõe contratar precários, por 1/3 do valor dos despedidos – contra eles foi usada a requisição civil, são obrigados a ir trabalhar, caso contrário podem ser presos. Os laboráreis essenciais à saúde publica estão a lucrar 2,6 milhões por dia. Se isto fosse só uma questão de desigualdade já era intolerável, mas agora entramos no negócio da pandemia. É obsceno.

2 thoughts on ““Laboratórios privados lucram 2,6 milhões por dia com testes ao coronavírus”

  1. E o que fez até hoje o governo do PS de Costa /Centeno (e não só)
    Vejamos
    Defendeu sempre as PPP e não fez rigorosamente nada para acabar com esta situação de interesses privados, e, de requisitar estes serviços no âmbito da defesa dos Portugueses…:
    Como não foi capaz de estabelecer nenhum plano de contingência que assegurasse, por um lado, medidas de prevenção imediata e, por outro, pudesse fazer um levantamento rápido e rigoroso dos recursos técnicos e humanos necessários ao tratamento: ventiladores, trabalhadores do sector da saúde, de camas, de câmaras e quartos de baixa pressão, etc.….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s