COVID Implicações Sociais e Políticas

O meu comentário no Último Apaga a Luz sobre o COVID e esta crise:

– O COVID é um teste aos sistemas de saúde e, por isso, aos Governos. Se em tempos de paz as coisas funcionam cada vez pior como reagem os Governos em tempos de crise? Reagem apoiando-se nos profissionais de saúde, que na hora h não deixam para trás a população. Não pode ser, este modelo de gerir o trabalho no limite é errado, os Governos têm que investir na saúde pública e universal a longo prazo, cuidar de quem nos cuida. A financeirização económica, o dumping social, estão hoje a ameaçar a nossa vida directa ou indirectamente à escala global.

– É um desafio que deixa a nu o perigo que representa a promiscuidade entre pessoas e animais, incluindo os domésticos. Talvez agora se compreenda que dormir com cães ou gatos não é só infantil, é perigoso para todos nós, pelo perigo do salto de doenças inter espécies. Neste caso foi com animais selvagens, mas ninguém sabe daqui a 10 anos de massas de gente a dormir com gatinhos que doença nos vão ameaçar.

– É preciso ter políticas equilibradas entre o campo e a cidade, impedir cidades de milhões de habitantes que invadem o campo. A concentração de gente a este nível de dezenas de milhões é insalubre, mais cedo ou mais tarde.

– O COVID é um teste à economia, que estava em crise há 2 anos com taxas de juro negativas, o dinheiro que caiu nos bancos nunca de lá saiu. E agora, tudo indica, explodiu com este gatilho da epidemia.

– O COVID é um desafio sobre planificação económica em tempos de caos competitivo. Precisamos de uma economia democrática, sem ditaduras, mas planificada e estratégica.

– É preciso pensar a requisição emergencial do sector privado da saúde, se a situação se agravar. Não é altura de fazer lucro com nada que esteja relacionado com a epidemia.

– As empresas que ganharam triliões em 30 anos de dumping social com a globalização têm que ser chamadas a ajudar o sector público, em vez de serem só ajudadas pelo sector público. Não é altura de pedir subsídios mas de dizerem quanto estão dispostos a pagar.

1 thought on “COVID Implicações Sociais e Políticas

  1. O patrão da CIP que foi eleito “visto ter realizado um excelente trabalho na exploração dos trabalhadores” para mais dois mandatos. Na sua entrevista ao jornalista “Tudo é economia RTP3”, não deixou de elogiar o governo, o que quer dizer que esta governação do PS de Costa/Centeno esta mais preocupada em resolver os problemas dos patrões em vez, de resolver os problemas dos trabalhadores explorados até ao tutano

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s