75%, qual é o valor da vida?

O IPO de Lisboa fez as contas. Tomem antes de continuarem a ler qualquer coisa para o estômago. Quando não têm vaga e enviam um doente para os cuidados intensivos numa unidade privada que referiram a conta dos medicamentos pode vir até 75% a mais do que pagam se o doente for tratado directamente no IPO… Porque estes privados colocam 20 a 30% de overheads sobre o preço dos medicamentos que administram aos doentes, e usam um preço antigo, antes dos genéricos como base da conta. Quem não tem ADSE está assim a sofrer uma dupla tributação – paga para o SNS e paga o lucro do privado subcontratado. Quem tenha ADSE tem uma tripla tributação: paga o SNS, o lucro do privado, e ainda a ADSE, e tudo com estes 75% a mais nestes casos. Na verdade quando, daqui a porventura 400 anos, viveremos numa sociedade decente estes casos serão reportados pelos historiadores ao nível do crime mais abjecto, a rigor ninguém então compreenderá “como foi possível”. Ao Governo cabe acabar com isto dotando o SNS de meios humanos e físicos que não obriguem o IPO, nem os doentes deste país, a recorrer ao sector privado.

Para que este post não seja totalmente deprimente, deixo aqui, com o seu consentimento, a resposta de um grande amigo esta semana quando lhe perguntei como estava, ele tem uma agência de comunicação para o mundo do trabalho, e tem feito alguns trabalhos notáveis que por aí circulam a defender as causas mais nobres deste país. Um trabalho invisível, de bastidores, crucial, que só resulta porque ele não é só um técnico, é um homem que acredita no que faz e o que faz é nobre: tornar visível o mundo dos direitos do trabalho e das causas sociais e públicas. Bom, ele foi salvo pelo IPO com tratamentos de mais de dois anos contra um cancro, reincidente. Fez finalmente um auto transplante e está bem: “Ando tão feliz, já quase recuperado o objectivo agora é não ser daquele gajos chatos que estão sempre a enaltecer os pequenos prazeres da vida. Mas sabe tão bem o vento frio na cara :)”. Emocionei-me muito quando li a sua resposta. A vida é bela. Há que criar as condições para que possamos usufruir dela com alegria, dignidade e decência colectiva.

2 thoughts on “75%, qual é o valor da vida?

  1. OBRIGADÍSSIMO.

    A domingo, 19/01/2020, 07:31, Raquel Varela escreveu:

    > Raquel Varela posted: “O IPO de Lisboa fez as contas. Quando não têm vaga > e enviam um doente para os cuidados intensivos numa unidade privada que > referiram a conta dos medicamentos pode vir até 75% a mais do que pagam se > o doente for tratado directamente no IPO. Porque colocam ” >

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s