Breve História da Europa em inglês

Acabo de receber a notícia que a minha Breve História da Europa será publicada no Reino Unido em 2020. É a primeira história da Europa escrita por uma historiadora portuguesa a ter tradução em língua inglesa. A rigor, é a primeira história da Europa no século XX escrita por um historiador português, como me recordava há pouco tempo um colega. Longe de o mérito ser meu, é de todos aqueles que comigo têm partilhado o caminho de compreender o mundo, para ajudar a trsnformá-lo. Em tempos sombrios de identitarismo a preto e branco, nacionalismos de esquerda e populismo de direita quis recordar o papel das revoluções, dos trabalhadores manuais e intelectuais e das ideias socialistas europeias na construção do melhor que a humanidade já alcançou. Se me permitem deixo aqui a dedicatória da versão impressa porque hoje sei, ainda melhor do que ontem, a importância de ter sido educada num espaço de cultura e liberdade. Como foi pintado pelos revolucionários espanhóis contra o franquio, na foto de Robert capa que ilustra o livro “Juro sobre estas letras irmão, antes morrer, que consentir um tirano”.

“Para os meus pais, Maria Carolina Cardeira Varela e Fernando Varela, pelas viagens em que nos levaram, a mim e ao meu irmão Zé Gregório, por essa Europa fora, à margem dos roteiros turísticos; pela literatura que enchia as nossas estantes e nos transportava para lugares do mundo que nunca pisámos; pelos mapas que nos ensinaram a com- preender este nosso planeta, um deles em relevo, com as montanhas e vales da Península Ibérica, por onde passei os dedos muitos anos antes de os percorrer agora na companhia dos meus filhos; por nos terem ensinado o gosto pela geografia humana, um apelo constante à curio- sidade pela relação dos homens com a natureza e uns com os outros; pela paixão da história, que começou pelos jantares com amigos lá em casa, entre debates apaixonados e muitas gargalhadas.”

2 thoughts on “Breve História da Europa em inglês

  1. Passei para lhe dar uma vez mais o meu apoio no seu percurso como historiadora ( e não só), e fiquei contente por saber que o seu livro “Breve História da Europa”, vai ser traduzido em Inglês.
    Desejo umas Boas Festas, E, não desista de continuar a, defender/lutar pela Democracia, Liberdades de Expressão e sobretudo na defesa da Independência Nacional!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s