Último Apaga a Luz

Estamos no ar há 4 anos! O Último Apaga a Luz está hoje entre os programas com mais audiência na sua área. Embora esse não seja um critério determinante, deixa-nos evidentemente felizes que o programa seja visto, e comentado. E tantas vezes somos abordados na rua, nas redes sociais, por emails e cartas, pelos telespectadores. Estou há 6 anos na TV pública em debates semanais – 6 anos. O tempo não passa, voa. Não dei por ele, sinto. Tenho a certeza de algo porém, com grande consciência – que o que faço na RTP 3 não pode ser feito sem as centenas de pessoas que, muitas vezes em cima da hora, porque é um programa de actualidade, me ajudaram, tiraram dúvidas, me ensinaram e me esclareceram. Como se diz numa inspirada máxima, agradeço a todos os que me ajudaram a errar melhor. Aprendo tanto com elas. A toda a equipa do Último, com quem temos uma relação de debate franco e fraterno. E a todos os que não se vêem mas estão lá: realização, produção…Iremos de férias, em Agosto, também merecemos. Antes das férias vamos ainda para o ar, hoje, às 23 horas. Os temas do debate semanal serão a nova crise dos fogos, e a greve dos motoristas. Para gorda escolhi a notícia do DN que dá conta de famílias com ordenados de 900 euros não conseguirem pagar casa, e terem começado a ocupar casas vazias. Não são temas simpáticos, mas é a realidade, e por isso somos convocados a reflectir sobre ela. Cá vos esperamos, hoje. E dia 30 de Agosto no regresso, na RTP 3.

2 thoughts on “Último Apaga a Luz

  1. Confrangedor e, ao mesmo tempo esclarecedor, do que pensa uma certa “intelectualidade”, ouvir o que a Inês Pedrosa debita semanalmente…😎

  2. Antes de mais desejar-lhe uma boas férias!
    Depois dizer-lhe que assisto regularmente ao programa, para a ouvir; sempre que não o vejo, faço rewind na box.
    Gosto da forma como comunica, identifico-me com muitas das suas opiniões, é da minha área de estudos; interesso-me igualmente pelo tema da história do trabalho/ sindical, aliás actualmente trabalho num sindicato por isso contacto diariamente com os problemas laborais , psicológicos, fisicos, económicos dos trabalhadores, sei igualmente que colaborou/desenvolveu/ coordenou estudos para alguns sindicatos/federações sobre as condições laborais dessse trabalhadores nomeadamente dos professores e enfermeiros, penso que até falou disso num dos programas…
    Mas já por duas vezes, teceu dois comentários (e tem todo o direito a eles), mas que mereceram o meu desagrado, por assim dizer… um deles, e já foi no âmbito da greve dos motoristas, foi acerca do CCT da FECTRANS, ora sabendo as condições adversas em que se encontram os sindicatos (taxas de sindicalização, falta de portarias de extensão, caducidade dos CCT introduzido pelo Código de Trabalho, concorrência de outros CCT assinados por outros sindicatos afectos à UGT que já diminuiam direitos e regalias, tabelas salariais congeladas desde pelo menos 2011 senão à mais tempo) que alternativa tinha a FECTRANS?Eu digo muitas vezes aos trabalhores, quando eles nos acusam perderem direitos ou não terem aumentos “A força dos Sindicatos são a força dos Trabalhadores”, quando marcamos uma greve por aumentos de salarios e só meia dúzia é que faz, qual é o resultado?
    O outro comentário, que fez foi acerca da “encenação” da CGTP na Assembleia da República no dia da votação das alterações ao Código de Trabalho. Dias antes, vários milhares de trabalhadores, como deve saber, mas que a comunicação social burguesa silenciou,manifestou-se contra as alterações.
    Já agora o papel do PCP na “geringonça” sempre foi muito claro desde o inicio ao contrário do BE.
    Interessa levar ao colo o BE e PAN, silenciar o PCP e as suas propostas. Não interessa dizer que foi por insistência nas suas propostas e nas cassetes repetidas durante anos que agora deram frutos. Não aqueles que podiamos alcançar, porque para esses era preciso romper com muitas amarras…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s