Todos os dias Ds – 1929-1945

A história não é memória. O Dia D não foi o fim da guerra, o fim da guerra começa em Estalingrado, a maior batalha da II Guerra. Sou insuspeita de qualquer simpatia pela URSS depois de 1928, mas é absurdo colocar as coisas nestes termos, na verdade, para 26 milhões de eslavos que morrerem na guerra não é absurdo, é risível e desprezível. O Dia D foi muito importante, e deve ser lembrado, como foi a Operação Dragão – o desembarque das tropas do norte de África no sul de França -, as batalhas do norte de África e do Pacífico. A História é uma ciência, não é Hollywood.
Reitero algo que escrevi na minha Breve História da Europa, a rigor não há vencidos nem vencedores, nem o Dia D nem nenhum dia na guerra teve vitórias – morreram 80 milhões de pessoas na II Guerra – foi a maior derrota de sempre da humanidade.
Essa derrota da humanidade não começa em 1939 pela mão de um louco – que o era, evidentemente – mas em 1929 pelo caminho de um sistema económico racionalmente falido, o capitalismo.
Se há algo que não pode ser esquecido, além dos soldados mortos nas batalhas, a maioria de facto forçados a ir para a guerra, são os que se opuseram à guerra como forma de sair da crise capitalista, esse são os heróis, e por isso morreram, nas greves de 36 nos EUA, na Oposição de Esquerda na URSS, nas brigadas internacionais na revolução espanhola, na guerra civil austríaca de 34, na França de 36, na oposição comunista, socialista e anarquista de 1930-33 na Alemanha. Houve muita gente que tentou evitar a guerra – era neles que repousava qualquer hipótese de vitória, porque depois da guerra começar, só há derrotas. A guerra é a vitória da barbárie.

1 thought on “Todos os dias Ds – 1929-1945

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s