Breve História da Europa

Chegou hoje às livrarias a 2ª edição de Breve História da Europa (Bertrand). Com 4 críticas na contracapa de colegas, a quem agradeço a leitura e a generosidade.

“Com um poder de sínteses notável, Raquel Varela conta-nos a história deste velho continente”, Maria João Maria Joao Duarte, historiadora, UNL.

“Tornou-se prioritária a revisão das políticas sociais para garantir as verdadeiras liberdade e igualdade. Uma discussão que ganha uma inquietante pertinência no mundo de hoje”, Acácio de Sousa, historiador, director do ISLA.

“O mais recente livro da historiadora portuguesa Raquel Varela, Breve História da Europa, enquadra-se numa linha historiográfica de algum modo iniciada com a obra A People’s History of the United States, de Howard Zinn. Esta nova vaga historiográfica revela-se um autêntico demolidor de lugares comuns das diversas narrativas históricas dominantes. Como Pelz, Varela coloca a ‘gente trabalhadora’, ‘a maioria dos seres humanos’, ‘os dissidentes, os rebeldes e os radicais’ no curso da história da Europa e, mais do que isso, como agentes transformadores da história.”, João Moreira, historiador, ICS/Universidade de Lisboa.

“Breve História da Europa é um ensaio histórico sobre os principais acontecimentos do século XX e um conjunto da autora para uma reflexão sobre os mesmos” Ana Paula Torres, professora de história jubilada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s