Padura no Conversas com História

Com “foguetes, flores e serpentinas” anuncio que vou receber no próximo Conversas com História no CCB o escritor cubano Leonardo Padura.

Já estão bilhetes à venda. Número limitado a 200 lugares.

Leonardo Padura (Havana,1955) é o mais importante escritor cubano da atualidade, tendo recebido, em 2015, pelo conjunto da sua obra, o Prémio Princesa das Astúrias. A série de romances policiais protagonizados pelo detetive Mario Conde tornaram-no famoso em todo o mundo. Mas livros como O Homem Que Gostava de Cães vieram mostrar a variedade da sua paleta de criador. Praticamente todos os seus livros estão traduzidos em Portugal.

A historiadora Raquel Varela traz ao Centro Cultural de Belém um ciclo de Conversas com História. Cada conversa, informal, parte de uma pergunta inquietante da atualidade para, através do passado – explicado para o grande público –, nos ajudar a compreender o presente. A democracia é o menos imperfeito dos regimes? Entre a educação repressiva e a cultura permissiva, há alternativa? Não existem diferenças entre sexos? São construções culturais? A próxima crise económica é inevitável? A religião é um ópio ou uma expressão do sofrimento? Freud tinha razão quando «culpou» as mães pelos erros dos filhos? O Conversas com História convida-vos a estar presentes nesta série de entrevistas sem tabus, sobre temas da atualidade. O público será convidado a questionar, criticar e debater connosco o futuro. Não conseguimos mudar o passado – mas sem o conhecer não podemos transformar o futuro.

https://www.ccb.pt/Default/pt/Programacao/LiteraturaEPensamento?a=1620

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s