Feminista Anti-feminista

A divulgação da violência doméstica pode ter um efeito boomerang contra as mulheres se não for feita com rigor – e está a ser realizada de forma sensacionalista, panfletária, o que pode colocar em causa a vida das mulheres.

Nem uma morte por violência doméstica se deve ignorar mas a sociedade é muito mais complexa do que o “terror” que passa hoje nos media dando a entender, até de forma perigosa para as mulheres, que os homens matam cada vez mais e que quando o fazem ficam impunes por uma justiça lenta ou retrógrada – isso é falso. Porque analisando em décadas na longa duração a violência doméstica e a morte de mulheres tem diminuído e os criminosos são hoje muito mais punidos do que eram há 10, 40 ou 60 anos. A desigualdade entre homens e mulheres é hoje menor do que já foi, embora a igualdade tenha sido conseguida em grande parte das profissões pela aproximação do salário real masculino ao feminino e não pela ascensão do salário feminino. Enfim, estas e outras questões vão estar na minha próxima Conversas com História, no CCB, com a minha convidada, a norte americana Jessa Crispin, autora, entre outros, de uma manifesto feminista anti feminista.

Jessa Crispin nasceu em 1978 no Kansas, Estados Unidos. Blogger, editora e escritora de temas feministas numa perspetiva crítica. Foi editora-chefe de Bookslut, site que recebeu várias menções em jornais norte-americanos e não só, incluindo o New York Times Book Review e o The Washington Post. É autora de The Dead Ladies Project: Exiles, Expats, and Ex-Countries (The University of Chicago Press, 2015) e Why I Am Not a Feminist: A Feminist Manifesto (Melville House, 2017).

https://ticketline.sapo.pt/evento/conversas-com-historia-r-varela-jessa-crisp-40194

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s