Conversas com História

Hoje começo uma nova aposta importante na minha carreira – a ideia de História Pública, com o início dos ciclos Conversas com História no CCB. Desenhámos este ciclo para que todos, com ou sem formação superior, independente de idade e origem social, possam compreender as grandes questões e debates do nosso tempo, com a ajuda do passado.
A ideia de esfera pública, o conceito de intelectual e a função da crítica são o tripé constitutivo da história pública. Se quisermos ir mais além, as categorias de modernidade, civilização e esclarecimento – bem como seus antípodas, o irracionalismo, o arcaísmo e a barbárie – são os pressupostos que a fundamentam.
Ao meu primeiro convidado – o economista Michael Roberts, autor marxista que foi financeiro na City de Londres por 3 décadas – logo, durante 1 hora de conversa, perguntarei:
O quem é a economia?
O que são crises? São inevitáveis?
Automação, que impacto vai ter?
Bréxit, nacionalismo, populismo é um conceito preciso?
Dívida pública, dívida privada
Luta de classes ainda existe? Porque o capitalismo é tão durável? (É realmente durável se comparado com outros modos de produção?).
A desigualdade entre países e dentro de países, qual o lugar da China nesta equação.
As sessões duram 1 hora, das 18 às 19 horas, no CCB. A entrada tem um valor simbólico de 5 euros e pode ser adquirida no CCB ou na Ticketline.
Sejam bem vindos ao Conversas Com História.
Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s