“Agora chega”

“Tenho uma filha de 5 anos. Sou Estivadora. Estou há 9 anos contratada ao dia. Trabalhei grávida até aos 8 meses e meio. Já cheguei a ligar ao meu marido depois de trabalhar das 8 às 5 dizendo que ficava até à 1 da manhã e ligar-lhe de novo a dizer que ia fazer o turno da noite até às 7 da manhã. Agora chega, estamos abraçados nesta guerra. Nem um passo atrás”.
 
Deixo este vídeo às feministas do meu país. Esta mulher, Carla Ribeiro, não sonha pertencer em paridade ”ao conselho de administração “ da empresa que maltrata os trabalhadores. Não deseja ser empresária, deputada ou gestora, nem exigir para tal quotas de repartição do poder – o poder que insiste no status quo dos baixos salários e do assédio moral. Quer ser trabalhadora, mas viver com dignidade humana.
O assunto não é o irrisório caderno azul e outro cor de rosa ou o piropo – é a impossibilidade de viver como ser humano, seja homem ou mulher. Também não é o protótipo da “vítima” mas a cara da resistência.
Quando o feminismo fizer da Carla Ribeiro uma heroína eu não passarei a ser feminista, mas reconhecerei que o feminismo terá dado um passo em frente na igualdade de género que se exige, e sem a qual não há liberdade a sério.
Advertisement

2 thoughts on ““Agora chega”

  1. Em 2018 pessoas a lutar por padrões de vida que há muito deviam ser considerados insuficientes…Apesar da dignidade da luta não é aceitável que alguém pense que a precariedade, tal como uma lei da física, é inevitável, é até irónico alguém que tem consigo a força de uma certeza transporte este tipo de ambiguidades. A forma honesta como a Carla Ribeiro expõe a sua realidade é também muito digna, digna de pessoas, de gente com “alma” dentro.

  2. É aviltante vivermos num país que permite esta forma de degradação do ser humano. E são criminosos os que enriquecem à custa da escravidão do seu semelhante, que trabalha!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s