Breve História da Europa em Oeiras

Nem sempre temos consciência das escolhas que fazemos, porque fomos por aqui e não por ali. Depois da apresentação da minha professora de história Ana Paula Torres do meu livro, apresentação com densidade teórica, rigor impecável na apresentação das minhas teses, entre elas as mais polémicas do ponto de vista historiográfico, conhecimento amplo do século XX, exemplos que encontrou fora do livro e transportou para a apresentação, cada detalhe e síntese do livro, e ainda com muito humor e graça, compreendi melhor que tive uma professora excepcional nesses anos – anos que são determinantes para a escolha do caminho que queremos seguir, 10º, 11º e 12º anos. A Prof. Ana Paula falou por um hora sem cansar ninguém, estivemos presos às suas palavras. No fim entregou-me uma resenha detalhada do livro escrita em formato de caderno, e ainda 2 páginas de criticas sobre as teorias do holocausto, porque discorda de mim. Compreendam por favor que não estou a falar do livro, mas da apresentadora do livro. E do privilégio moral e social que representa para mim ter tido professores como a Ana Paula Torres. E também, é preciso insistir, que nós não somos só nós, somos o resultado de um trabalho colectivo das pessoas com quem aprendemos.
Foi minha professora na escola pública. E, como milhares, a Ana Paula reformou-se mais cedo com penalizações contra a falta de autonomia e carga burocrática. Sim, tive uma professora de excelência quando ainda não havia a quota de excelentes, a quota que foi atirando os excelentes para fora da escolas. Tive sorte.
O meu enorme agradecimento também à BOO – à sua directora Isabel, e à Zezinha Justino. Ao Coro Comsonante que nos encheram o dia com uma voz poderosa, cantando as músicas de resistência do passado. E a todos os que passaram por lá.
Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s