A Luta contínua

O 1º de Maio é o feriado mais celebrado em todo o mundo. É o Dia do Trabalhador, nenhuma data tem a importância social desta e é a única que une na mesma data o maior número de pessoas no mundo, em 5 continentes. Tirando na Nicarágua, onde a população se rebela contra Ortega, e, apesar de dezenas de mortos, obrigou-o a recuar; e talvez na Arménia, mas não conheço bem a situação; tirando estes casos o dia de hoje não é uma acção presente mas uma celebração do passado.
Mas a força do trabalho, que é aquilo que faz girar o mundo, trabalho manual e intelectual, explica que apesar da fraqueza do movimento de trabalhadores organizados; e apesar de hoje 1% controlar 82% da riqueza produzida por mais de 3 mil milhões de trabalhadores, ainda não tiveram a ousadia de propor o Dia do Capitalista. Ou do Investidor. Ou do Especulador.
Porém, hoje acordei a pensar como seria divertida uma manifestação do investidor – abstraído para consumo público como um anónimo “mercado sensível” – lutando contra os seus privilégios ameaçados. Imaginei-os a desfilar pelas avenidas de Chicago e Berlim, Lisboa e Pequim, Moscovo e Buenos Aires com megafone na mão, dizendo nas ruas irados o que comunicam aos jornais todos os dias, o mundo tem que se sacrificar por nós:
«Banco Mundial, unidade, unidade, unidade»
«A terra para quem tem acções!»
«Guerra, Privatizações, Democracia e Liberdade já!»
«Capitalistas de todo o mundo, uni-vos!»
«Investidores Unidos, jamais serão vencidos!»
«Especuladores, até à vitória final»
«Trabalho sem direitos para todos!»
«Saúde para os dividendos!»
«Educação para o mercado, já!»
«Especulação é um Direito!»
«A Luta contínua, no Parlamento, nas Empresas e na Rua!»
A foto é do Dia do Trabalhador no Porto em 1974, pelas mãos e olhos do fotógrafo Sérgio Valente. Feliz 1º de Maio, do Porto para os 5 continentes.

1 thought on “A Luta contínua

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s