Não luto pelo que dizem, luto para que o possam dizer.

Não luto pelo que dizem, luto para que o possam dizer.

Uma comoção mundial com um ex espião russo – que eu nem sei se é espião, se foi envenenado, com quê e por quem – e um silêncio total sobre o estado a que o Estado chegou no Brasil. Mesmo sem a história só com o que li de romances policiais já teria imensas duvidas sobre “o caso do espião russo”. Sublinho dúvidas, e olhem que eu não sou simpatizante do czar Putin. Nem da Lady May. Mas surpreende-me as certezas que tantos expressam num caso totalmente especulativo.

Já a situação no Brasil – que que não é fascista (quando chegar o fascismo não vão ter dúvidas) – é realmente preocupante. Pode ser um estado “falhado” usando uma expressão feliz do Ignacio Ramonet há uns anos. Não se torna fascista mas caótico – estilo parte da Ucrânia, ou vários países de África – um teórico de quem gosto muito, Ticktin desenvolveu esta tese, a de estados caóticos na decadência do capitalismo. Tão pouco sei se há qualquer relevância neste tese, mas vou pensando nela.

Creio que temos como europeus de ouvir este deputado Marcelo Freixo – caramba! Só diz coisas óbvias e necessárias, elementares: a democracia é um palco onde as pessoas se confrontam com ideias, programas e candidatos, não silenciando o inimigo. O Governo português não tem nada a dizer sobre esta violação sistemática dos direitos democráticos no “país irmão”?

Não concordo com o PT em quase nada e com o PSOL em muito pouco. Tenho imensas dúvidas sobre a real inserção destes partidos nas classes trabalhadoras, sobretudo do PSOL; tenho muitas dúvidas do sucesso da política anti repressiva nas quais apostam as suas forças; acredito que não há solução social sem divisão no seio da polícia; sou contra a fragmentação identitária; e acho que existem trabalhadores mas também existem lumpens, e todo o crime deve ser punido, se for de menores com penas educativas e leves se for de grandes criminosos com penas duras. Não acredito em nenhum ladrão, mas diferencio o seu tamanho – diferenciar é correcto, olhar para o lado não é solução. Todos devem ter direitos – todos! – a julgamentos justos.

O PT tem todo o direito de lutar pelo seu programa político, programa que eu não apoio. O PSOL de lutar por si sem serem mortos, ameaçados, o que é isto!? Por incrível que isto nos pareça a nós hoje na Europa é isto que este deputado está a pedir, que as diferenças se debatam olho no olho, sem tiros.

Dito isto acho que o problema do atraso e da ausência de democracia no Brasil é muito grave na direita – há milícias fascistas; mas ele assusta-me à esquerda também: quando vejo humilhações públicas de professores acusados de racismo, denuncias publicas de homens acusados de machismo, ameaças, violência verbal, agressões, pedidos de demissão sumários a quem disse algo estúpido ou mesmo racista, lembro-me sempre que ou tudo isto passa por julgamentos, advogados, direito de defesa, segredo de justiça, etc ou a esquerda quando acordar deste pesadelo vai-se ver ao tiro também.

Envio aqui – sem ser apoiante do PSOL e do PT – o meu apoio incondicional. “Não luto pelo que dizem, luto para que o possam dizer”. A frase é da Rosa Luxemburgo, decapitada pelas tropas freikorps fascistas em 1919 com a cumplicidade da social democracia que estava então aterrorizada com o bolchevismo – foi o Partido Nazi que chegou.

 

2 thoughts on “Não luto pelo que dizem, luto para que o possam dizer.

  1. O espiao russo,por mordomias….entrgou os colegas a morte denunciou—os,estava a espera de que?nesse mundo quem quebra o juramento paga!para mim nao foi o aparelho russo,foram os da equipa daqueles que ele deu cabo da vida.estas birras diplomaticas,sao normais,a galinha inglesa,nao consegui proteger os seus pintos….

  2. Jogo das Diferenças
    Czar Putin! Kaiser Merkel! Imperador Trump! Rainha Isabel! Veja onde estão as diferenças.
    Os quase 80% alcançados por Putin não contam.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s