Loulé na Revolução

Com os que fizeram o 25 de Abril dando seus testemunhos na assistência, militares, membros do MFA, estudantes, operários. Com o Presidente da CML Vítor Aleixo e com o editora da Âncora António Batista Lopes.
Texto da Socióloga Luísa Luisa Barbosa : «Mais um rebento na roda da vida. Hoje na Biblioteca Municipal de Loulé minha mana e parceira Raquel Varela lançará mais um livro que escrevemos juntas no projeto sobre a história do povo português na Revolução de 25 de Abril de 1974. Dessa vez contaremos a história dos Mineiros da Sal-Gema, da ocupação do palacete que se transformou no infantário poeta António Aleixo, da luta pela piscina pública, por trabalho e moradia. Neste livro, que foi o primeiro do Projeto mas só lançado agora, contamos a história do povo de Loulé nessa Revolução que mostrou – como mostram os processos revolucionários – que, quando é o povo quem mais ordena, nada é natural. Nada é impossível de mudar.
Obrigada a toda equipe da Camara Municipal de Loulé e um agradecimento mais que especial à família louletana que me acolheu com tanto afeto durante a pesquisa Ana Filipa Lopes Suzel Duarte e Vasco. É por gente forte, amorosa, digna e grande como essa, que a história do povo deve sempre ser contada.
Para os amigos que tiverem a sorte de estar no Algarve, o convite esta feito, aliado ao pedido de que tragam-me de presente um sabonete de lavanda, lá do mercado municipal e que não deixem de comer um pedaço de tarte de amendoas, figo e alfarroba da confeitaria Amendoal !»
Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s