Fado Tropical

Um fado tropical. Uma pequena deliciosa história. Fomos à Madeira recolher dados para uma biografia histórica, in loco, como as pessoas em causa são maravilhosas acabámos por fazer parte da família naqueles dias, a Madeira tem uma orografia e um consequente regime de propriedade que prolonga a agricultura familiar não mecanizada, bem como um sistema de água – levadas – que força a cooperação, embora com períodos de conflitos. Fomos, eu a Luisa Barbosa, em trabalho de campo, arquivos, entrevistas, reprodução dos quotidianos, colar peças do puzzle, etc., bom, fazia parte do trabalho, do seu talento etnográfico e do gosto sincero da Luísa pelas pessoas ir ver os últimos cantares e suspiros ébrios de fim de festa da aldeia na venda (taberna) da Ribeira Seca, onde quase todos tocam ou dançam música, ensinados pelo Padre Martins. Na Venda um jovem do “contenente”, ao que me dizem “bom de rima”, começa um fado à desgarrada a defender o Salazar. Infelizmente eu regulo-me pela luz do sol e a essa hora estava já a dormir, há muito. A Luísa, brasileira de origem, historiadora local da revolução dos cravos, vai daí responde ao jovem, num fado de sotaque brasileiro:

“Eu vim lá do Brasil
E não posso acreditar
Que ouvi cá um miúdo
Defender o Salazar”

Ele, que era bom de rima, disse algo como ela ser brasileira, não saber do que falava. E ela respondeu-lhe:

“Eu não sou cantadora
Mas entendo de história
O 25 de Abril
É que fica na memória”

Na Ribeira Seca, a aldeia do Astérix Padre Martins, a população aplaudia com gosto, contaram-me várias fontes no dia seguinte. O rapaz, bom de rima, já o disse, responde-lhe de novo – gostava de ter os versos mas não os tenho, por isso não os publico, mas incluía algo como ela não saber cantar. E ela não recua:

“Eu não sou cantora
Confesso não sei cantar
Mas não pude conter
Com o que ouvi do Salazar”

One thought on “Fado Tropical

Leave a Reply

