Auto determinação

Esta é uma imagem especial, das mais belas deste ano. Também pelo que nos ensina de colectivo, alegria. Mas isso é o menos importante, embora seja o mais forte deste vídeo. O que aqui interessa não é, como é comum neste tipo de imagens, como os europeus visitam com curiosidade paternalista povos com outros costumes.
 
Esta é toda uma outra história: é sobre o internacionalismo solidário, um sindicato forte de um país rico que vai dar apoio a um sindicato fraco de um país pobre. Não é uma imagem de glorificação do suposto direito humano a ser imigrante, ou seja, mercadoria. Mas do verdadeiro direito humano de dispor dos seus recursos, entre eles o mais importante, os meios para trabalhar e por isso viver.
Quando a Europa fala de direitos humanos e livre circulação de capitais e pessoas para que a imigração seja para uns – os que se vão – exílio forçado; e para outros – os que chegam – uma ameaça ao salário de quem já tem trabalho, os estivadores do IDC, a maioria europeus e norte-americanos, vão ao Benim lutar pelos direitos dos estivadores locais, o direito a ter direitos onde querem ficar. Isto é humanismo, o resto é dumping social disfarçado de multi culturalismo.
Não sei se todos aqui compreendem o significado desta política, da sua grandiosidade, por contraponto a uma politica desastrosa de apoiar a emigração e imigração em vez da auto determinação dos povos e direitos laborais em todo o mundo.
Um dia vou lá dançar convosco, embora na minha aldeia-país ninguém dance com esta convicção e temo não o saber fazer tão bem – são dois mil anos de santidade e pecado no corpo. Mas isso são outras histórias…Longa vida aos estivadores do Benim!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s