Relações de Trabalho e Sofrimento

«Chegamos a situações ridículas, como um gestor de um hospital em Portugal que mandou vir bisturis da China e 30% falhavam; ou o director de uma escola que não deixava os professores sair do pavilhão antes ou depois do toque, mas apenas à hora certa. As relações laborais estão militarizadas – uma cadeia hierárquica, de poder, em que quem trabalha não tem controlo sobre o processo de trabalho. Era assim nas fábricas, agora é no Estado, nas escolas e nos hospitais, de certa forma somos todos Chaplins num tapete rolante com tarefas controladas, padronizadas, sujeitas à vigilância. Pensar que isto pode aumentar a produtividade é desconhecer todos os estudos sobre o tema. A competição está a destruir os locais de trabalho e a capacidade produtiva – a competição e a avaliação de desempenho que a enquadra aumenta os desperdícios, a burocracia, a vigilância – o custo disto para a sociedade é enorme».
Raquel Varela, na Hora 10 na RTP, historiadora e investigadora fala do conteúdo do livro Do Medo à Esperança que escreveu em pareceria com o psiquiatra António Coimbra Matos.
Advertisements

One thought on “Relações de Trabalho e Sofrimento

  1. Não existe independência sem o controlo dos meios de produção, não existe civilidade sem pluralidade, não ter a consciência destas implicações é não conhecer a própria realidade. A subjugação é hoje vista como um estado de sujeição razoável, não há decência para quem manda mas também não a há para quem é mandado. A independência é hoje um privilégio, aqueles que a têm acreditam que essa condição está relacionada consigo, com as sua invejáveis capacidades, vivem uma ilusão simpática que lhes é conveniente. Toda esta gente insignificante quando morre leva consigo a sua indignidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s