Violência e Revolução

Sobre a «violência» da revolução dos cravos, usada hoje como narrativa mítica para que os portugueses temam a revolução – que não só não temem como celebram de norte a sul no país como mais nenhum feriado é celebrado -, gostava de assinalar o seguinte, de forma breve:
 
0) Caetano e Américo Tomás, ditadores, “fogem” do país – com a permissão da JSN, sem qualquer julgamento.
1) A revolução é marcada por uma grande ausência de violência, na metrópole, justamente devido à crise do Exército (nas colónias foi brutalmente violenta em 13 anos de guerra contra os povos de África).
2) A violência que se exerce é muitas vezes sobre trabalhadores, repressão de greves, e mesmo prisão de militantes como os do MRPP e da AOC depois de 11 de março de 1975 e também de um pequeno partido de direita.
3) Um agente da PIDE é morto, mas dezenas “fogem” da cadeia, com a complacência das autoridades, e a maioria não sofrerá qualquer pena significativa.
4) Uma revolução em que a violência mais grave ficou marcada, no Verão Quente, pela violência de direita, com o silêncio cúmplice do PS e da Igreja, contra os sindicatos e os partidos de esquerda. Segue-se um Governo, o VI, marcado por atos como a destruição à bomba dos emissores da Rádio Renascença e a criação do AMI, uma força especial de repressão.
5) Finalmente, a escassa violência verifica-se também na ausência de julgamento para a maioria dos quadros do regime do Estado Novo, muitos dos quais, incluindo generais com um papel criminoso na guerra, têm como pena a «reforma compulsiva antecipada». Ao contrário de alguns militares de esquerda e extrema-esquerda, que passaram por um longo processo até conseguirem a amnistia.
A violência, mesmo assim limitada, que existiu em 1974-9175, foi exercida mais sobre a esquerda do que sobre a direita .
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s