Vamos salvar os pinguins da Auto Europa

Em momento algum escrevi ou disse que não existia aquecimento global, não sou climatologista. Tenho-me divertido com a polémica que tal gerou, embora não consiga acompanhar todos os climatologistas e estatísticos que por aqui comentam, não sabia que Portugal tinha mais especialistas em clima do que o resto da humanidade. Mas não gosto que manipulem as minhas palavras. Disse que não há consenso na comunidade científica sobre a existência deste (100, 120 anos não são nada estatisticamente na evolução da terra); que a haver – é possível que sim – há dúvidas sobre se tem origem na actuação do homem, talvez sim, talvez não. Que a actuação do homem (nem de todos, porém) é devastadora hoje. Não daqui a 50 anos. Por isso amanhã, pela madrugada, estilo decreto de emergência, como fez para tapar as dívidas à Caixa, o Governo português pode tomar a decisão de deixar de subsidiar com isenções e fundo social Europeu (segurança social) a Auto Europa e colocar esse dinheiro em transportes públicos, os trabalhadores da VW Auto-Europa podem ser recolocados em empresas públicas de manutenção de transportes, sem banco de horas como têm na Auto-Europa. Assim, deixaríamos, com ou sem aquecimento global, de assistir à expropriação de todos nós, trabalhadores, com impostos regressivos – ditos -energéticos e amigos do clima (amigos dos accionistas da VW, leia-se) – e assistiríamos à melhoria das condições laborais de quem trabalha na Auto Europa, agora por exemplo recolocados na CP, ou na velhinha Sorefame. Quem é a favor? O meu conselho, modesto, é: não esperem pela subida dos oceanos para serem felizes. Pensem em salvar a vida dos trabalhadores hoje com a mesma dedicação, já nem peço mais, com que querem salvar a de um pinguim amanhã. E não manipulem a palavra de outrem – na minha escala de valores a minha palavra tem mais valor do que qualquer moeda.

Advertisements

2 thoughts on “Vamos salvar os pinguins da Auto Europa

  1. Cara Raquel,

    Já escrevi dois ou três comentários sobre outros assuntos e nunca obtive resposta, não questiono nem tenho rigorosamente nada a ver com o seu tempo dedicado às redes sociais. Como sou teimosa aqui vai outro, desta vez sucinto e que gostaria de resposta:
    O evolucionismo (Darwinismo, Lamarkismo) também é/são teorias. A concepção de como os organismos vivos surgiram e como são hoje é ainda dividida entre fixismo/criacionismo e evolucionismo, etsa mais aceite pela sociedade, medicina e comunidade científica de hoje, mas relembro:TEORIA! Isso não fez com que a genética e a sua intervenção terapêutica em doenças congénitas não avançasse, não fez com que o estudo comparativo que levou à utilização de fármacos e conhecimento do sistema nervoso não fossem desenvolvidas em séculos seguintes. Agora pergunto: não será no mínimo preventivo fazer o mesmo em relação ao aquecimento global nos hábitos de vida e tecnologia actual? Ou consegue dar-me um motivo para não aliar esta preocupação às suas e generalizadas preocupações sociais?
    Desejo-lhe o melhor mas carece de razão neste ponto. Além disso não há nenhuma medida ecológica que combata somente o aquecimento global sem se preocupar poluição, gestão sustentável dos recursos, equilíbrio dos ecossistemas… E isso não são teorias, são preocupações sociais e eu simplesmente não entendo a incompatibilidade das diversas preocupações sociais que devem constar na cabeça de cada cidadão. Mando em email porque já me chegam discussões em redes sociais, peço que respeite a privacidade do meu email. Obrigada se leu até aqui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s