Literatura, Escolas e Violência

Quem se choca com os nossos filhos lerem o livro de Valter Hugo Mãe choca-se com os desenhos animados que dão às 10 da manhã? Salvo a RTP 2, os desenhos animados que os nossos filhos vêem alguns nem palavras têm, têm grunhos, gritos, não é um camponês bruto atrasado (como no livro), é pré-histórico, de gorilas;
Chocam-se com a quantidade de asneiras que os miúdos dizem à frente de contínuas e professores e quando, raramente, são chamados à atenção respondem: “Tu não és minha mãe!”? Chocam-se com o professor mandar fazer um trabalho na aula – da escola pública, paga com impostos, logo trabalho, de todos nós -, e as crianças sem usarem qualquer asneira respondem, olho no olho, “Não faço!”? Eu choco-me. Muito. A literatura pode ser boa ou má, mas não é ela que veicula a violência nas escolas.

Concordo que as escolas em média são violentas. Acho uma violência um jovem estar 8 horas numa sala de aula, acho uma violência o aborrecimento enorme de programas cientificamente duvidosos, longos, desinteressantes; como acho uma violência a forma como muitos alunos (e pais) tratam os professores; como acho uma violência uma parte deles viver o terror do desemprego dos pais ou da pobreza. Tudo isso e muito mais faz da escola um lugar pouco cooperativo, afectivo, estimulante.

A propósito desta polémica sobre o livro recomendo a intervenção brilhante da Inês Pedrosa ontem no Último Apaga a Luz, que aqui reproduzo de cor: o livro retrata um menino, em volta da questão da morte, vida, transcendência que procura no litoral rural de Portugal a santidade e nesse caminho depara-se com uma das personagens, tio, salvo erro, que diz aquelas brutalidades. O livro não é imposto, é recomendado, no meio de vários. Vamos proibir Os Maias porque têm um incesto?

Quem quiser rever o debate na box – RTP 3 sexta para sábado 1 e 30 da manhã ou RTPM play a partir de segunda feira.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s