Ver para crer

Estou como muitos a ver o cortejo há uma hora, e estou muito surpreendida. As ruas, até agora, estão quase vazias. Porém, há 4 dias que a cada hora há uma mobilização de todas as televisões para a participação popular no funeral, com pedidos explícitos de participação, com hora e detalhe do local do cortejo, mapas indicativos. Não é, até agora, o funeral de Costa e Buiça, de Cunhal, de Amália ou de Eusébio. Não sei qual a razão. Porque o PS deixou de ter força mobilizadora, nomeadamente nos sectores médios que antes estavam sob direcção sindical do PS (professores, funcionários públicos, bancários, seguros, etc); porque os retornados vivem na memória do império; porque a separação entre a política e a população é cada vez maior; porque as alianças à sua esquerda e direita nunca foram assumidas pelos militantes; porque o projecto que Soares acarinhou, um capitalismo regulado e solidário à escala europeia, não existe mais. O facto é porém indesmentível – até agora trata-se de um funeral de Estado, de figuras da política e das instituições, não é um funeral popular. Os comentários dos jornalistas que acompanham o cortejo são por isso quase esdrúxulos, falam da «emoção dos populares» e a imagem é de algumas centenas de deputados nas escadas da entrada da AR, os «populares». À volta está tudo vazio e lá em baixo alguma dezenas de pessoas numa fila única junto ao passeio. A Rua de São Bento está vazia. Vazio estava o jardim de Belém. O largo do Rato, sede do Partido, tem algumas centenas de pessoas e os jornalistas dizem «está repleto». Cabem todos nos passeios.
Não acho que um homem vale pelo número de pessoas que vão ao seu funeral, felizmente – mas relatar o que não se vê deixa-me perplexa.

2 thoughts on “Ver para crer

  1. Tem razão. É a diferença entre “opinião pública” e “opinião publicada”, mutatis mutandis. Nada que impeça, antes pelo contrário, aquela máxima que diz que a História é (será) a História dos vencedores – os que publicam.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s