Eu, Daniel Blake

Vão ver o Eu, Daniel Blake. Imperdível. Resisti a ir porque pensei que era mais um filme de vítimas e desgraçados, não é nada disso. É um filme contra a indignidade da assistência, pelo direito ao trabalho. É também um filme que sem massacres morais sobre as vítimas mais marginalizadas da sociedade não coloca tudo no mesmo saco: trabalhadores produtivos com espinha moral e trabalhadores das margens que a perderam, mesmo que em parte. Roubar e trabalhar não é o mesmo para Sir Ken Loach, nem para Sir Daniel Blake. Outro tema espinhoso do filme: o Estado e a assistência social são um campo de lenta tortura burocrática que visam não arranjar emprego aos desempregados mas destruir moralmente os trabalhadores que o procuram, ao Estado. Não sei como não deu mais debate entre a esquerda…Vou voltar ao tema, assim que sair do modo de férias, espero ter tempo para uma crónica. Agora vão ver a correr, está a sair de cartaz. Está pelo menos no Cinema Ideal, em Lisboa. Um dos melhores filmes que vi.

Advertisements

5 thoughts on “Eu, Daniel Blake

  1. Adoro a sua clarividencia,inteligencia cativante,sou muito comunicativo,mas pouco sociavel,tenho uma personalidade matematica.boas entradas….

  2. A ideia de que os velhos não têm lugar na nossa sociedade e devem ser cada vez mais penalizados e inutilizados… uma tristeza.
    Esta ideologia não é da gerigonça, tem grassado pelos círculos de poder, onde os velhos “de sucesso” têm o suficiente para pagar uma estadia eterna num hospital de 5 estrelas… enfim.

  3. Bom filme,feliz e proficuo ano novo,saude,e liberdade duramente conquistada,respeitosamente verdadeiro,digo o que penso,e sinto.

  4. Retrato fiel daquele contexto, não achei um grande filme. A associação que faz entre posicionamento moral e o tipo de trabalhador parece-me injustificada, acho até ofensivo abordar as coisas nesses termos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s