A guerra sindical

Uma pergunta: desde quando e em que momento da história é que defender o mal menor garantiu o mal menor? Desde quando é que apoiar programas de «mal menor» impediu os radicais de direita de chegar ao poder e a situação social degradar-se?

A xenofobia tem origem na concorrência salarial à escala mundial.
Como se pode tolerar que dentro da mesma empresa haja trabalho igual sem salário igual, seja qual for o género ou etnia de quem trabalha? Estar a fazer a mesma tarefa ao lado de alguém que ganha 1/3 ou metade?

Mais do que propaganda moralista sobre a necessidade de tolerância dos trabalhadores com relações de trabalho-padrão para os trabalhadores, desesperados, que ao migrarem pressionam as condições laborais para baixo, furam greves, contornam leis feitas de propósito para eles, ilegais, contornarem, e ganham menos – mais do que essa política é preciso um programa internacional de trabalhadores que coloque salários mínimos mundiais e impeça o dumping à escala regional e mundial.

Ou há uma política de pleno emprego, e de real divisão do trabalho existente por todos os que têm saúde e podem e estão em idade de trabalhar, em vez da política assistencialista para desempregados e baixos salários que se tornou o eixo das políticas sindicais e social democratas, ou todos os Trump deste mundo vão ser eleitos. E vão ser eleitos com parte dos votos da classe trabalhadora organizada e desempregada, ficando na social democracia os votos das franjas de miseráveis que dependem dos programas assistencialistas. E indo para a abstenção a maioria da classe trabalhadora. É esta a tendência eleitoral nos países ricos, incluindo na França. A abstenção ganha cada vez mais adeptos nas classes trabalhadoras, uma parte destas que votam – que é a minoria – vota mais na extrema-direita, e a social democracia tem os votos dos sectores médios, temerosos de conflitos sociais, e dos miseráveis que dependem do assistencialismo.

Advertisements

One thought on “A guerra sindical

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s