Conta

Quando me chega um recibo onde paguei sobretaxa lembro-me sempre do vinho que dezenas de banqueiros e centenas de herdeiros destes bebem à minha conta. Um banqueiro, como se sabe, «é um tipo que empresta o dinheiro dos outros e guarda os juros para si».

Advertisements

One thought on “Conta

  1. E não só.

    Um banqueiro é alguém que empresta mais dinheiro do que realmente tem, porque a ele (e ao contrário do cidadão comum) é dado o “direito” de criar dinheiro a partir do nada.

    (Por exemplo, numa fase de grande crescimento económico, se alguém quer um empréstimo de 100 euros, o banco empresta-lhe apenas 10 dos que tem e cria os outros 90 a partir do nada. Sendo o resultado que, para um empréstimo real de 10 euros, passa o banco a cobrar de volta um empréstimo fictício de 100. Tendo com isto um “lucro” de 1,000% + juros – e constituindo isto uma escandalosa forma de roubo indirecta a todas as outras pessoas, que não podem também criar o seu dinheiro a partir do nada.)

    Já se perguntaram de onde vem a inflação? Vem exactamente da desvalorização do dinheiro, causada pela contínua *criação* do mesmo, que é feita pelos bancos.

    Se duvidam que isto é verdade, informem-se sobre o significado do termo “fractional reserve banking”. (Não vale a pena procurarem por informação em português, porque este é um povo de ignorantes, que muito pouco de importante tem a ensinar a alguém.) E, já agora, podem também ver documentários como o “Money as Debt”, que já foi traduzido para português e que explica este fenómeno.

    E, depois de fazerem tais coisas, talvez percebam então porque razão em países verdadeiramente desenvolvidos culturalmente, se fazem referendos para abolir esta prática, que deveria ser considerada criminosa, quando não feito pelo Estado ou comunidade, em geral, de modo a não beneficiar qualquer cidadão privado, em particular. (https://www.rt.com/business/327118-switzerland-money-banking-referendum/)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s