Do Medo à Esperança

Amantes que não se amam, trabalhadores que não se falam, crianças que não brincam, gente atomizada, espartilhada na maior onda de depressões de que há memória. Porquê? Um livro sobre amor e revolta, um diálogo entre marxismo e psicanálise, um debate sobre relações de poder; uma crítica contundente às relações desiguais: as de dependência que os pais criam nos filhos – o seguro de velhice dos pais; as da mulher-mãe com que os maridos infantis sonham; as do político profissional que quer um rebanho; O papel do Estado, «sádico»; o comum anormal: a distância entre pornografia e sexo; saúde e doença; amor e prisão de afectos; protecção do trabalhador e burocracia política e sindical. Como sair disto? Onde estão os pontos reais de mudança/esperança? A depressão curada pela revolta; e o fazer para ser, em vez «do dizer dos palradores». Uma conversa sem fim…
 
«Do Medo à Esperança», da autoria da historiadora social Raquel Varela e do psiquiatra António Coimbra de Matos, chegou às livrarias a 9 de setembro, pela Bertrand Editora.
«Do Medo à Esperança» é um livro escrito a quatro mãos, sobre como vencer o medo, social e individual. É um encontro inesperado entre uma historiadora social, do trabalho, dos movimentos sociais, da revolução portuguesa, e o pai da psicanálise em Portugal.
Não perca o lançamento do livro no dia 20 de setembro, às 18h30, na livraria Bertrand do centro comercial Picoas Plaza. «Do Medo à Esperança» será apresentado pelo psicólogo José Paz.
Música:
Lasting Hope Kevin MacLeod (incompetech.com)
Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License
Advertisements

2 thoughts on “Do Medo à Esperança

  1. “…pessoas completas, inteiras, maduras e adultas…”

    Não consigo correlacionar estas suas palavras com a definição de “amor”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s