Códigos morais

Lembro-me uma vez de um familiar meu ter exercido um cargo público de nomeação política. Eu era adolescente e fiquei a saber que iam lá pessoas, ao gabinete, que deixavam perfumes e outras prendas – a mim, interessavam-me os perfumes, 16 anos, 18, não me recordo – e queria compreender porque não os aceitava e me dava a mim?!?! O meu argumento era de peso – «qual é o mal, ficam para mim que não decido nada?». É curioso que um secretário de estado com mais de 40 anos tenha a mesma noção de serviço público de um adolescente de 16. Qual é o mal de ir ao futebol pago pela Galp? Contou-me então esse familiar que deu ordens às secretárias para as prendas não passarem da porta do seu gabinete, elas que levassem as prendas para casa, as deitassem fora, o que quisessem, ele nem queria ver ou saber o que tinha sido entregue e por quem, e lembro-me do argumento de um adulto para um adolescente: «as decisões sobre a coisa pública exigem uma irrepreensível transparência». O princípio é fabuloso, e a psicanálise ajuda muito – todos nós somos sujeitos a pressões nas nossas decisões diárias, em tudo na vida, conscientes ou não, que implicam um bem ou um mal, material ou não – devemos reduzir ao máximo essas pressões quando exercemos cargos cujos resultados reportam a milhares, milhões de pessoas. Foi há quase 20 anos. Já existia então um código de conduta dos cargos públicos, há 20 anos, há 200, nas tribos pré-históricas, é o código de conduta mais eficaz do mundo, aplicado neste país por milhares de pessoas até hoje, a moral e os bons costumes. Quem tem não precisa de leis, quem precisa de leis é porque não tem. Quando a lei chega é porque a moral falhou. Está por isso a pessoa em causa no lugar errado. Pode ser jogador de futebol, empresário ou vendedor de perfumes, mas não pode tomar decisões sobre dinheiros e planos públicos, colectivos.

Leave a Reply

