De pé, há gente corajosa em luta!

Por António Simões do Paço

A camisa e as calças que vesti esta manhã, os sapatos que calço, o lombinho de porco que comi ao almoço, tudo isso foi produzido por outros trabalhadores como eu. É a eles que devo andar vestido e calçado e ter comida no prato. A eles e aos que me permitem adquiri-lo, sejam trabalhadores do mercado municipal, da loja ou do supermercado. E aos estivadores que os tiram de um navio porta-contentores e os põem num camião.

Era aqui que queria chegar. Entrou hoje em vigor um pré-aviso de greve do Sindicato dos Estivadores, envolvendo os portos de Lisboa, Figueira da Foz e Setúbal. Não estão a “paralisar os portos e a prejudicar as nossas exportações”, como cacarejavam os principais meios de comunicação social ao serviço do governo PSD/CDS há meses atrás.
O pré-aviso de greve anuncia que entrarão imediatamente em greve, às horas extra e até ao horário normal, se forem substituídos por trabalhadores precários ou se cargas ou navios forem desviadas dos portos de Lisboa ou da Figueira da Foz para o porto de Setúbal (o pré-aviso em detalhe pode ser consultado em oestivador.wordpress.com).
Eles estão a lutar pela vida. Contra serem substituídos por precários a ganhar 500 euros. (Aliás, é um sindicato que está na vanguarda da integração de precários como efectivos.)
Ao contrário de uma fábrica que pode ser deslocalizada para a China, os portos nacionais não podem ser deslocalizados. É como naquela anedota da estrada: não vai para lado nenhum porque faz cá muita falta! É por isso que o patronato quer destruí-los, não hesitando para isso em atacar o porto de Lisboa. Querem destruí-los como já destruíram empresas como a Sorefame, a Siderurgia ou a construção naval: para esmagar a cabeça dos trabalhadores, para dar cabo dos «maus exemplos». Enquanto houver quem levante a cabeça, não se sentem seguros. E do nosso lado, enquanto houver quem lute, há esperança. Demos a nossa solidariedade aos estivadores!
De pé, há gente corajosa em luta!

0157770

Advertisements

4 thoughts on “De pé, há gente corajosa em luta!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s