Direito a Morrer com Dignidade

Sou uma das 112 pessoas que assinaram o manifesto pelo Direito a Morrer com Dignidade. Porque acredito em direitos mesmo quando não os exerço, acredito que as minhas convicções não podem colocar em causa a liberdade dos outros. Não sei o que farei quando morrer mas vivo ainda hoje com complexidade a morte das minhas avós. Uma morreu aos 78 anos, repentinamente, com um AVC, sem dar por nada. Foi um choque imenso, era e ainda é para mim uma memória maravilhosa contra o desamparo da condição humana, a doçura do seu afagar. A outra era uma alma cheia, mesmo nas dificuldades era sempre em frente, sem recuar, alegre, alegre, alegre. Morreu com um cancro com os mesmos 78 anos, depois de tratamentos brutais, desnecessários, que não fizeram nada a não ser tapar-me ainda hoje a memória – lembro-me do que foi uma, da sua vida, e cada vez que me lembro da outra sou atravessada pelo sofrimento horroroso que razões irracionais não lhe conseguiram evitar e tenho que fazer um esforço inglório para esquecer aqueles meses e pensar nela alegre, alegre, alegre. Não temos cura para a morte, mas temos que ter, como diz um grande amigo, arrancando-nos gargalhadas, um plano, um plano para a morte – que evite que sejamos confrontados com a brutalidade do sofrimento.

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-02-06-Direito-a-morrer-com-dignidade

3 thoughts on “Direito a Morrer com Dignidade

  1. Cara Raquel, compreendo-a muito bem. Assisti, em direto, à morte lenta da minha mãe adorada, com Alzheimer, desde os primeiros esquecimentos até ao momento em que se tornou um puro vegetal. Um sofrimento sem palavras.

Leave a Reply

