A História de M.

O M. estava em Antuérpia a lutar contra a precarização do trabalho dos estivadores. A polícia lançou-se sobre eles, com canhões de água e um grande aparato. Eles fizeram uma fila, os das pontas lançaram fumo cruzado, e os do meio lançaram garrafas. Começou uma batalha campal. Um dos polícias tirou o capacete para limpar o suor e uma garrafa partiu-lhe a cabeça. Cinco polícias caíram sobre M. Ele foi detido. Na cela, em Bruxelas, entrou o polícia de cabeça cosida:
– Eu e tu temos que falar!
– “Meu”, eu estava a lutar pelo meu posto de trabalho. Se queres falar vestes o teu fato de polícia, eu visto o meu de estivador e isto é “mano a mano”, não é cinco contra um, nem um armado e outro preso.
M. foi levado ao procurador.
– O Sr. atirou uma Heineken castanha a um polícia.
– Sr., eu posso ser um estivador estúpido, ou um estúpido belga, mas Heineken é verde.
………
– Mas além disso o Sr. mandou petardos ao polícia.
– Não Sr., eu nunca dou o meu dinheiro aos fabricantes de petardos, com isso compro cervejas.
– ….!!!! O Sr. atirou bombas aos meus polícias! Tem que assinar esta declaração.
-Sr. procurador a única coisa que eu tenho que fazer na vida é morrer, tudo o resto eu escolho e eu não concordo com o seu relatório. Não posso assinar. O meu pai sempre me ensinou – não assino nada com o que não concordo.
O Port. Package de 2006 incendiou a Europa. Precarizava tanto o trabalho portuário na Europa que juntou contra todos os sindicatos de todos os países da Europa – o pacote foi derrotado, o M. foi libertado e é hoje um dos dirigentes portuários de Antuérpia onde, depois de trabalhar, bebe uma Heineken – verde.

One thought on “A História de M.

  1. Exemplar. Pedagógica, sempre.
    Obrigado por diariamente, incluindo o dia da televisão, propor reflexão da forma corajosa, lúcida e culta como o faz.
    Saúdo-a !

Leave a Reply

