Conferência Mundo do Trabalho Portuário

O que é a pressão, assédio moral no local de trabalho? Afinal que greves estão em curso? Quanto se ganha e como se trabalha no porto de Lisboa? Qual é o papel da UE na reconversão laboral? Quais os negócios que existem no porto de Lisboa, comerciais, imobiliários? O que é a «financeirização dos portos»?Burn out e saúde. A história do sindicalismo portuário; o sindicalismo internacionalista. Uma conferência internacional que reunirá académicos e o Sindicato Internacional dos Estivadores vai realizar-se em Sines esta quinta-feira. O projecto de estudo do trabalho portuário é coordenado por mim no IHC e no Observatório para as Condições de Vida da FCSH/UNL e financiado pelo Sindicato dos Estivadores do Porto de Lisboa. Reúne historiadores, sociólogos, professores de serviço social, assistentes sociais, fisioterapeutas e juristas. Fica o convite quer à comunicação social – o tema está com frequência nos jornais -, quer a todos os que queiram saber como são as relações laborais e os conflitos sociais neste sector económico.

PROGRAMA

9:30h – Abertura da Conferência – Filipe Gonçalves (SETC/Sines).

9:40h – António Mariano (Presidente SETC) – Breve introdução sobre o início da PSA-Sines.

9:50h – Anthony Tétard (Coordenador Europeu IDC) – Apresentação do IDC e a situação laboral na Europa dos Portos.

10:30h – Dra. Raquel Varela (UNL-Portugal, IISH Amsterdam, UFF Brasil) – “O exército industrial de reserva e a precariedade laboral na fase actual de acumulação: qual a política da UE?”.

10:50h – Dra. Rita Garcia Pereira – (Advogada, docente universitária e mestre em Direito do Trabalho) – “Os portos: meio apto para o assédio laboral?”.

11:10h – Prof. Paulo Marques Alves – (ISCTE-IUL, DINAMIA’CET – IUL) – “Contributos para uma estratégia para a saída da crise do sindicalismo”.

11:30h – Prof. Dra. Maria de Fátima Queiroz (UNIFESP-Brasil, UNL-Portugal) – “Processo Saúde/Doença e sua Relação com a Organização do Trabalho: Estudo com os Estivadores dos Portos de Lisboa, Sines e Figueira da Foz”.

12:00h – Prof. Dr. Guilherme Leite Gonçalves – (UERJ-Brasil, FU Berlin-Alemanha) – “Metamorfoses da acumulação capitalista no espaço portuário do Rio de Janeiro”.

12:30h/ 14.00h – Debate (aberto à plateia) / Encerramento

net_mundo_trab_port_14jan16

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s