Sindicatos: qual a origem da crise?

Discordo do argumento deste artigo de Alexandre Abreu que a partir de um estudo do FMI associa a desigualdade à flexibilidade do mercado de trabalho e sobretudo à perda de força dos sindicatos. O meu argumento é outro: foram sindicatos fortes que aceitaram e negociaram a flexibilização do mercado de trabalho e foi isso que levou à crise sindical.

Em ciência existe causa-efeito e correlação. Posso tomar um medicamento errado e desmaiar – causa/efeito. Ou ter tomado o medicamento e desmaiado ao mesmo tempo, sem que uma questão esteja relacionada com a outra. São duas linhas paralelas, coincidentes mas uma não está relacionada com a outra. Frequentemente comete-se o erro nas ciências sociais e nos estudos de confundir isto.

O estudo do FMI erra porque não vê que há uma correlação e não uma relação de causa efeito, aliás a causa efeito é justamente a contrária – sindicatos sem uma visão anti capitalista de fundo aceitaram a estratégia operada pelo fundo social europeu de generalizar a precariedade desde que os seus associados mais velhos mantivessem os direitos.

A desestruturação do mercado de trabalho foi operada quando os sindicatos eram muito fortes e assinada pela maioria deles no diálogo social europeu e consistiu, insisto quando os sindicatos eram fortes (com taxa de sindicalização gerais de 60%) em terem assinado acordos de pré-reforma e indmnizações que mantinham os direitos para os mais velhos (eles) e aceitavam a precarização e consequente desemprego dos mais jovens. Acordaram agora – tarde mas não irreversível – para este facto: com uma alta taxa de desemprego na sociedade ninguém está protegido, nem a franja minoritária que mantém direitos.
Os meus estudos sobre isto podem ser lidos nos Livros sobre o Estado Social e a Segurança Social ou neste resumo que deixo em acesso livre.
http://www.seer.ufu.br/…/historiaperspec…/article/view/24989.
O artigo para o link do artigo de Alexandre Abreu aqui
http://expresso.sapo.pt/…/2015-12-16-A-desigualdade-comeca-…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s