Família humana

Têm-me perguntado porque não escrevi sobre Luaty Beirão e os outros presos políticos do regime angolano. Não acho que tenha nada de novo nem nada que não seja óbvio a dizer sobre o tema: são presos polítcos, de um regime ditatorial, devem ser libertados imediatamente, a posição do PCP português é inenarrável e separa-nos na linha de príncipios dos direitos humanos. Angola não é nossa, felizmente. Mas é de uma clique em que o Estado português tem sido entusiástico quanto toca a exportações pujantes, e articulações ou ocultações de dinheiro entre a miséria dos trabalhadores de Angola e a falida banca portuguesa (o mesmo se passa com a Guiné Equatorial).
Estão os presos acusados de preparar um golpe de Estado contra Angola – a prova? Estavam juntos a ler um livro… Eu que até pensava que Angola não tinha Estado, tinha uma grande empresa unifamiliar assente na mais abjecta miséria. Angola é o segundo país exportador de petróleo da África subsariana e o quinto produtor mundial de diamantes mas morrem por ano 116 mil crianças, na que é a 8ª pior taxa de mortalidade infantil do mundo.
Segundo o relatório da ONU e do insuspeito Banco Mundial, o Africa Progress Panel de 2013 “A elite de Angola não beneficiou apenas da oportunidade de enriquecer. Também se empenhou assiduamente em garantir que os rendimentos do petróleo pudessem servir os seus interesses”.
Não há mercado algum que valha a vida e a liberdade de alguém. Os que em África lutam contra aqueles regimes reclamam, como uma vez escreveu Basil Davidson, um dos grandes historiadores de África, «a sua herança no seio da família humana». Nós sabemos que enquanto olharmos para África e virmos a barbárie também nós estamos longe da família humana. Luaty e os outros presos políticos, na sua coragem, são o que nos resta de humanidade. A vida deles não tem preço.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s