Interrogações em Sines

A PSA-Sines, que gere de forma privada, com dinheiros públicos, o terminal de contentores, ocupando um espaço público da nossa costa, vai despedir mais de 50 trabalhadores. Sendo nós cidadãos deste país há como saber se receberam subvenções directas ou indirectas da Segurança Social, pagas portanto por todos nós, para contratar estes trabalhadores? Foram a 70% ou em estágios pagos pelo Estado? Isenções fiscais à empresa? Lay offs pagos pelo Estado? Formação profissional sustentada pela Segurança Social? Subsídio ao transporte ferroviário de contentores? Isenção de derrama? Devolução da TSU? Uma vez que os despediram vão devolver-nos o dinheiro? Ou ficou tudo – digamos, o nosso dinheiro de impostos e contribuições sociais, para os «resultados positivos da empresa, sinal de forte recuperação da economia do país, a sair da crise»? E a vida destas 55 pessoas e suas famílias? É a humilhar-se daqui para a frente num assistente social e numa cantina social?
Quanto nos custaria ter este porto público, ou seja, prestando um serviço em vez de garantir a remuneração de dividendos? Como seria viver num país onde em vez de trabalhadores com medo e cabeça baixa, e olhos baços, tivessemos trabalhadores com direitos protegidos e cabeça erguida?
Saibam que é possível fazer as contas de todas as questões que aqui deixei. Trata-se de financiar um estudo sobre quanto andamos a pagar a centenas de empresas que vão descapitalizando os dinheiros públicos. Mas isso claro, financiar estudos que obedeçam ao critério da transparência e protecção de dinheiros públicos, é um problema político e não técnico, uma vez que estudos sobre as potencialidades de financiar a economia marítima com isenções públicas há, e receberam alguns centenas de milhar de euros para ser realizados.

Advertisements

One thought on “Interrogações em Sines

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s