Verdinhas

Fiz um artigo de 20 páginas que me levou um mês a escrever e que contém investigação que realizo há 10 anos sobre as revoluções anti-coloniais e o 25 de Abril. Publiquei-o numa “prestigiada revista académica” gratuitamente – é com base nisso que se mede os CVs hoje em dia – recebi uma carta em como cedia os meus direitos de autor e outra, logo a seguir, a perguntar se eu queria pagar 3000 dólares para tornar o artigo público, em acesso livre. Naturalmente vou deixar o artigo no meu blogue em acesso livre e aguardo ansiosa o processo em tribunal que diz que eu tenho que pagar por ter tornado público o trabalho pelo qual não me pagaram. A dona da revista é uma multinacional editorial anglo-saxónica que hoje mede – literalmente em dinheiro, el contado, carcanhol, pilim… – quanto vale um CV científico.
A Universidade ou muda de rumo ou vai deixar de ser uma instituição de “prestígio”.

One thought on “Verdinhas

Leave a Reply

