Pós-Graduação em História e Sustentabilidade do Estado Social e da Segurança Social

Abriremos daqui a um ano na FCSH-UNL uma Pós-Graduação em História e Sustentabilidade do Estado Social e da Segurança Social, sob minha coordenação.
Aqui ficam os dados opara quem queira inscrever-se.

Público Alvo: Associações de reformados, idosos, assistência social, lazer e cultura; profissionais de saúde e educação; ONGs; Instituições Particulares de Solidariedade Social; Casa de Pessoal da Segurança Social; Profissionais da Segurança Social; Investigadores de ciências sociais e humanas; público em geral.
Parcerias: várias instituições (uma lista final será posteriormente publicada)

Coordenação: Professora Doutora Raquel Varela
Setembro de 2016/Setembro 2017

Nesta pós graduação iremos analisar o que é o Estado Social, como nasceu e se formou em Portugal. Como nasceu a segurança social e como evolui o assistencialismo, a protecção e a segurança social (e o que distingue estas formas universais de gestão das políticas sociais focalizadas) entre os séculos XIX e XX até à actualidade. Iremos conhecer e aprender a utilizar as fontes estatísticas específicas nacionais e da União Europeia relativas às funções sociais do Estado (índice COFOG). Analisaremos os diversos modelos de cálculo da sustentabilidade da segurança social. Analisaremos a relação entre a formação das políticas sociais e a demografia, no Portugal Contemporâneo.
Tratando‐se de uma experiência pedagógica inovadora e pioneira no campo das ciências sociais e humanas em Portugal, o curso apresenta uma estrutura curricular capaz de responder a questões atuais do mundo contemporâneo, ao nível da sustentabilidade do Estado Social e da Segurança Social, hoje os temas dominantes da agenda social e económica. Pelo seu carácter universal, e atravessando hoje a maior crise desde a sua formação plena – depois de 1974 -, os estudos da segurança social e do Estado Social contribuirão para estimular e aprofundar a reflexão sobre o papel e a importância das políticas sociais universais na estrutura económica do país, as diferenças entre políticas sociais públicas universais e focalizadas, a relação entre as politicas sociais e as relações laborais e a sua evolução histórica, estimulando e contribuindo para a reflexão crítica sobre a realidade social presente e futura.

2 semestres: Setembro de 2016 a Setembro de 2017
Docentes: Professores Dra. Raquel Varela, Dr. Renato Guedes, Dr. Casimiro Balsa, Dr. Paulo Mattos.
Valor do curso e desconto entidades parceiras: 1000 euros. Os membros das entidades parceiras têm 5% de desconto, possível de aumentar para 10% de desconto consoante o número de inscritos.
Contacto: Professora Doutora Raquel Varela raquel_cardeira_varela@yahoo.co.uk

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s