O Toque de Midas

O desemprego não é um assunto de «desgraçadinhos», «falhados» que não se esforçaram o suficiente. É certo que parasitas, ou pessoas que não se importam de viver às custas dos outros, há, e há em todas as classes sociais, a começar pelas mais altas mas também e muito nas mais baixas – as causas disso são múltiplas e não as analiso aqui. O desemprego porém é outra coisa, é o assunto mais transversal a toda a sociedade. O desemprego é provocado para pressionar para baixo os salários de todo o conjunto dos trabalhadores, e tem como consequência a destruição psicológica dos desempregados, a exaustão dos que ficam a trabalhar, que trabalham por dois ou três, a erosão do Estado Social e da Segurança Social, a regressão do consumo interno e de facto retirar da democracia uma parte da população que deixa de ter acesso a direitos fundamentais. Que os partidos de esquerda tenham substituído o direito ao trabalho pelo direito a um rendimento mínimo ou um subsídio diz muito sobre o Estado a que chegámos.
Direitos fundamentais não são só direito ao voto, liberdade de expressão ou casar com quem sequer, o direito a viver do trabalho é um direito inalienável.
O assunto mais grave das medidas anti-crise para elevar a rentabilidade dos títulos falidos de 2007/2008 é o desemprego – não há nada na sociedade que tenha um efeito tão devastador sobre o conjunto de todos os que trabalham como o desemprego – é o toque de Midas da recuperação dos negócios falidos de 2008.

Advertisements

2 thoughts on “O Toque de Midas

  1. O desemprego dos jovens, que não estão corrompidos por todas as máquinas de compromissos, de submissões, de cedências escandalosas em que a maior parte das pessoas se envolvem, é absolutamente destrutivo para eles, para as famílias e.para o país. É claro que já se percebeu que ninguém quer saber disso para nada, desde que os seus estejam protegidos. Isto é a falência total do modelo europeu e só há a esperar a revolta social, mais dia menos dia. Ninguém ficará bem.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s